(Foto/Reprodução)
O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, capitão Eliel Miranda, reforçou as medidas para mitigar os efeitos do clima seco após o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de grande perigo na região devido à umidade relativa do ar abaixo de 12%. O alerta também apontou para o grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça, etc).
Entre as orientações da Defesa Civil estão: aumentar a ingestão de água ao longo do dia, manter as vias respiratórias bem hidratadas e garantir uma boa umidade do ar nos ambientes para aliviar o desconforto causado pela baixa umidade.
"É importante evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 17h, limitar a exposição solar durante os períodos mais quentes, e, se for necessário sair, usar protetor solar, máscara de proteção facial em decorrência da fumaça causada pelas queimadas e manter a pele bem hidratada. Essas ações ajudam a prevenir sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e desconforto respiratório. Orientamos que para neste momento, atividades que requeiram exposição à inalação de fumaça e, principalmente, com esforço físico, sejam canceladas." destacou Miranda.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão monitorando as novas ocorrências de queimadas, registradas nas áreas urbana e rural do município no fim de semana, de 31 de agosto a 1º de setembro. Foram realizados atendimentos na Univerdecidade, Vila Olímpica, Beija-Flor II, Jardim Uberaba, Alfredo Freire II, bairro rural de São Basílio e Distrito Industrial III.
A Defesa Civil lembra ainda que existe um canal gratuito para quem deseja receber alertas preventivos sobre as condições climáticas da região. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP do local de interesse para o número 40199. O serviço é oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e permite o cadastro de mais de um CEP.