As corporações farão Plano de Contingenciamento preventivo para evitar desastres durante o período de chuvas na cidade, que vai até abril, normalmente
Defesa Civil de Uberaba já iniciou levantamentos em locais que oferecem mais riscos e que têm registros de problemas em momentos de temporais (Foto/Divulgação)
Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, o capitão Eliel Miranda, coordenador da Defesa Civil de Uberaba, informou que, juntamente com o Corpo de Bombeiros, serão traçadas metas para o Plano de Contingência para o período chuvoso. A reunião entre os dois órgãos está marcada para o próximo dia 28.
Conforme o coordenador da Defesa Civil em Uberaba, o objetivo do encontro é avaliar o panorama para esse período chuvoso e buscar as soluções para minimizar o impacto das chuvas no município. Para isso, vai-se discutir medidas preventivas.
Leia também: Muita chuva é aguardada para esta semana em Uberaba
“Nós tivemos uma mudança no panorama climático, estávamos em período de seca prolongada e agora chegaram as chuvas. Em Uberlândia, ocorreu uma chuva muito forte na semana retrasada. Em Uberaba, essa precipitação ainda não ocorreu. Mas estamos nos preparando. Caso ela ocorra, estaremos preparados para dar respostas, juntamente com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros”, ressaltou Miranda.
Ele destacou que a Defesa Civil tem o mapeamento das áreas mais prejudicadas quando ocorrem chuvas mais fortes. “Em locais onde antes existiam córregos, mas foram impermeabilizados, como a avenida Leopoldino de Oliveira, tem pontos vulneráveis. Também nas avenidas Guilherme Ferreira e Santa Beatriz sempre ocorrem alagamentos. Agora, recentemente, fizemos um trabalho educativo, em regiões próximas aos córregos, como Jardim Uberaba, onde também realizamos 45 vistorias”, ressaltou.
O coordenador da Defesa Civil ainda lembrou que o órgão também já esteve no bairro de Lourdes, próximo à linha férrea, para orientar moradores sobre os riscos de chuvas fortes. “Se alguém constrói sua residência próximo a encostas, com o tempo, devido às chuvas, a casa pode apresentar rachaduras e outros problemas e resultar em risco de deslizamento de terra. Por isso, fazemos o trabalho de orientação para que o morador observe esses fatores”, alertou.
Miranda ainda alertou sobre outros riscos, como, por exemplo, os ventos fortes, que podem causar destelhamento. Por isso, é preciso precaver para evitar problemas.
Uberaba tem previsão para a segunda quinzena de outubro de maior índice de precipitação pluviométrica, desde o início das chuvas. Para esta semana, a previsão é de que o acumulado chegue a 100 milímetros. Segundo a climatologista Wanda Prata, um sistema de baixa pressão no continente e alta pressão no litoral continua ativo, o que traz umidade para a região. São aguardadas chuvas até o final de outubro, com temperaturas entre 20ºC e 32ºC.
Já a climatologista Alcione Wagner informou que a terça-feira (22) segue com nebulosidade e chuva, principalmente entre o período da tarde e da noite. “A partir da quarta-feira (23), há possibilidade de pancadas isoladas com temporais e vento forte”, afirmou.
Alcione aponta que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) contabilizou 100mm de chuva, sendo que a média para este período é de 130,9 milímetros. Isso equivale a 77% do esperado para o mês.