SEM PAGAMENTO

Denúncia aponta atraso constante em pagamento de motoristas escolares rurais

Rafaella Massa
Publicado em 02/08/2024 às 11:14Atualizado em 02/08/2024 às 14:31
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Além da falta de reajuste, o atraso no pagamento dos motoristas do transporte escolar rural também é alvo de reclamações. Denúncias feitas ao Jornal da Manhã apontam que o pagamento costuma atrasar entre 15 e 20 dias. Nesta quinta-feira (1º), os profissionais iniciaram um movimento de mobilização em frente à Prefeitura; no entanto, a Secretaria Municipal de Educação efetuou o pagamento logo em seguida. 

De acordo com o denunciante, que preferiu não se identificar, o pagamento deve ser realizado até 10 dias úteis após o fechamento da nota fiscal. “Só que isso nunca acontece. Eles enrolam e pagam com 15, 20 dias depois que a nota é fechada”, afirma. 

Ainda segundo o reclamante, a mobilização desta quinta-feira ocorreu devido às cobranças para o retorno ao trabalho com a volta às aulas. No entanto, para essa retomada, são exigidos diversos critérios de manutenção e segurança que só podem ser atendidos mediante o pagamento, conforme relato ao JM

“É necessário fazer exame médico para começar e arrumar os carros. Meu carro, por exemplo, precisava de conserto no ar-condicionado, que custou R$ 5.275. Como fazer isso sem receber? A vistoria custa mais R$ 120 e já estamos indo para o segundo mês sem pagamento”, alega. 

O homem ainda conta que foi especulada a possibilidade de paralisação. No entanto, os trabalhadores não consideram justa a obrigatoriedade de 30% deles continuarem as atividades, visto que a licitação ainda não foi realizada e o contrato emergencial já teria vencido. 

“Nós não assinamos contrato com ninguém, e a cooperativa disse que temos que começar agora, no dia 5, com pelo menos 30% do transporte, mas não temos nenhuma informação a respeito disso e ninguém fala nada. A licitação está emperrada desde o ano passado, com o valor de R$ 2,80 desde janeiro do ano passado. Já foi previsto que não há condição de rodar e ninguém resolve nada”, afirma. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre as reclamações. Em nota, o Executivo relata não haver atraso no pagamento e  que o pagamento já estava programado. “O repasse para a empresa é realizado dentro das normas e prazos contratuais. De acordo com a Sefaz (Secretaria de Fazenda), o pagamento foi efetuado nesta quarta-feira, 31"

Quanto ao processo licitatório, a SAD (Secretaria de Administração) destaca que há previsão de republicação do edital no mês de agosto.

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