Setor tem boas expectativas para 2023, diz líder classista
Família reunida em torno da mesa (Foto/Divulgação)
Celebrado em todo segundo domingo de maio, o Dia das Mães é considerado a segunda melhor data para o comércio, de acordo com o calendário. Os restaurantes que o digam. Na busca por proporcionar um dia especial para as mamães, pais e filhos recorrem aos empreendimentos do ramo alimentício. Segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Uberaba (Sinhores) em Uberaba, Fred Masson, a expectativa é superar o lucro do ano passado.
Segundo Masson, o Dia das Mães sempre traz uma expectativa boa para o setor, principalmente para os donos de restaurantes que funcionam no período matutino e vespertino e aqueles que oferecem um produto diferenciado, como churrascarias e restaurantes de alta gastronomia.
“Sempre muitas famílias saem para almoçar, não querem que a mãe cozinhe no dia dela e acabam procurando os restaurantes, principalmente na hora do almoço. Então, neste segmento do nosso setor, o movimento com certeza deve aumentar. Principalmente naqueles que tem um produto diferenciado, como as churrascarias, os restaurantes de alta gastronomia, esses restaurantes mais diferenciados, é onde o pessoal sempre busca levar a família para passar uma data como o dia das mães”, afirma o representante.
Ainda conforme o presidente do Sinhores, a expectativa tanto para o Dia das Mães, quanto para os próximos meses do ano, é de crescimento no setor. Fred Masson explica que no ano passado o faturamento foi menor devido à quantidade de eventos, represados pela pandemia, que tiraram o foco dos bares e restaurantes. “A expectativa é que esse ano realmente tenha uma retomada, principalmente a partir de junho, julho, o segundo semestre, que é quando vai numa crescente até chegar dezembro, quando geralmente é o melhor mês do ano”, analisa.
É válido lembrar que, de acordo com o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier, deve ocorrer um aumento médio de 5% a 7% nas vendas em todo o comércio, referente ao Dia das Mães, em comparação com o mesmo período de 2022.
Conforme levantamento feito em nível nacional pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.
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