Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indicou crescimento de 10,81% nas vendas do varejo no Dia dos ...
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indicou crescimento de 10,81% nas vendas do varejo no Dia dos Namorados, segundo dados apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado ficou dentro da projeção inicial da entidade, de crescimento de 10%, e se refere à variação registrada entre 2010 e 2011. O índice foi calculado com base nas vendas na semana que antecedeu o dia 12 de junho. Em 2010, o indicador havia registrado variação positiva de 7,23% no período.
Em Uberaba, de acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira, a alta foi de 10%. Segundo ele, o número foi muito comemorado, já que a estimativa era de um aumento entre oito e 10%. Para o dirigente lojista, o resultado positivo do varejo indica que o brasileiro ainda não reduziu sua intenção de consumo, apesar da perda de poder de compra decorrente da inflação e do maior custo dos financiamentos, em razão da alta de juros. “A empregabilidade também ajuda. Temos mais pessoas trabalhando e, consequentemente, mais pessoas ganhando e gastando”, explica, ressaltando que nas compras menores, as medidas tomadas pela equipe econômica do Governo não chegaram a atrapalhar tanto. “Normalmente, é nos grandes financiamentos que a interferência é maior”, diz.
Agora, a CDL aguarda a próxima data “forte” do comércio, programada para o dia 14 de agosto, quando será comemorado o Dia dos Pais. “Estamos tentando, aos poucos, colocar o Dia do Amigo, celebrado no dia 20 de julho, entre as datas boas para o comércio. Mas a ideia ainda está em seu início”, revela Fúlvio.