CIDADE

Diabético fica 5 meses sem receber medicamentos

Morador do Jardim Maracanã, Francielmir Mendes Peixoto estava desde dezembro de 2010 sem receber medicamentos

Thassiana Macedo
Publicado em 02/06/2011 às 00:53Atualizado em 19/12/2022 às 23:59
Compartilhar

Morador do Jardim Maracanã, Francielmir Mendes Peixoto, de 60 anos, estava desde dezembro de 2010 sem receber medicamentos essenciais para controle de diabetes e hipertensão, que eram entregues mensalmente pelos Correios, por meio do programa “Remédio em Casa”. A informação é de que houve problemas na formalização do convênio entre a Prefeitura e Correios. Ele voltou a receber os remédios após contato do Jornal da Manhã com o setor responsável, na Secretaria Municipal de Saúde.

Por receber apenas informações confusas nos últimos meses, Francielmir passou a comprar insulina, seringa, captopril, metformina e sinvastatina por conta própria, causando outro problema: o endividamento da família. Procurada para explica a questão, a referência técnica em farmácia da secretaria Municipal de Saúde, Gabriela Vizzotto, explica que houve um problema técnico no fim do ano passado para a formalização do convênio com os Correios, interferindo no cronograma de entrega de medicamentos.

Segundo ela, a distribuição do programa “Remédio em Casa” foi normalizada nos meses de março e abril, e que a medicação do paciente Francielmir Mendes Peixoto foi liberada para entrega no início de abril, mas o pacote foi devolvido pelos Correios. “Provavelmente devido à ausência de pessoas na residência para receber o medicamento. Não foi possível comunicar à pessoa porque não foi informado telefone de contato. O reenvio da medicação ao paciente já foi providenciado pela Secretaria Municipal de Saúde”, afirma. Porém, a reportagem entrou em contato com Francielmir, que relata ainda não ter recebido a insulina regular e o sinvastatina.

Em situações como esta, a farmacêutica orienta o usuário a procurar a unidade de saúde do bairro, informar o não-recebimento e retirar o medicamento. Outra recomendação é a atualização do cadastro, inclusive informando os telefones de contato, na unidade de saúde mais próxima.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por