TRADIÇÃO

Diretoria da ABCZ fará convite a Lula para a abertura 88ª ExpoZebu: “Sem revanchismo”

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 13/03/2023 às 09:58Atualizado em 13/03/2023 às 10:04
Compartilhar

Presidente Lula (Foto/Reprodução/EBC)

Sem segredos e mantendo a tradição, a atual diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) fará o convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a abertura da 88ª ExpoZebu, no dia 29 de abril. A informação é do superintendente-geral da Associação, Moacir Sgarioni, em entrevista à Rádio JM, nesta segunda-feira (13).

Na visão do diretor, a disputa política acirrada entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), no ano passado, já não é mais motivo para embates e problemáticas. Na época, a campanha do ex-presidente foi bastante apoiada e incentivada pelo setor do agronegócio, com manifestações como “BolsoAgro” e contra a política de ocupação de terras improdutivas do petista.

“É histórico, tradicional. Eu acho oportuno e não pode ter revanchismo. Eu sou do agronegócio, mas política se faz com sabedoria. Costumo dizer que, quando os líderes se conflitam, a sociedade se perde. Tem que buscar [a presença do presidente], respeita-se a vinda e é uma autoridade. Eu acho que é um protocolo que não pode ser quebrado. Se vier, temos que manifestar com o maior respeito a presença da autoridade”, afirmou Moacir.

No entanto, o convite ainda não foi feito. O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, busca uma agenda com o presidente Lula em Brasília, o que ainda não foi confirmado. “A decisão de autoridade vir ou não é uma questão de gabinete. O presidente [Gabriel Garcia Cid] vai a Brasília fazer o pedido. O ministro [Carlos Fávaro] já confirmou que virá. O presidente Gabriel estava buscando essa agenda [com Lula], que deve ser bem rápida, mas o ministro já sinalizou da possibilidade de [Lula] vir”, revelou o superintendente.

Na última edição presencial da ExpoZebu, em 2022, Jair Bolsonaro (PL) esteve presente e fez do Parque Fernando Costa uma grande reunião de apoiadores e eleitores. Antes mesmo da chegada a Uberaba, manifestantes organizaram uma recepção a Bolsonaro com motociata e promessa de “mar amarelo”, em alusão às camisas amarelas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que viraram marca do bolsonarismo.

Lula já esteve na abertura da ExpoZebu em pelo menos três oportunidades: 2003, 2007 e 2013. Nesta última, já como ex-presidente, acompanhou a chefe do Executivo Nacional Dilma Rousseff. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por