CIDADE

Dirigir falando ao celular é infração mais praticada pelos uberabenses

De acordo com a GM, só no primeiro semestre deste ano, 963 motoristas foram multados em Uberaba por falar ao celular dirigindo

Publicado em 05/09/2010 às 18:25Atualizado em 20/12/2022 às 04:25
Compartilhar

De acordo com a Guarda Municipal, só no primeiro semestre deste ano, 963 motoristas foram multados em Uberaba por falar ao celular dirigindo. No ano de 2008 foram registradas 754 autuações. Já em 2009 ocorreu um aumento de 62%, quando 1.983 motoristas foram pegos praticando a infração.

Segundo Julio César de Aguiar, comandante da GM, apesar do efetivo reduzido e da atuação dos guardas nas várias obras que ocorrem na cidade, a fiscalização é frequente. “No centro da cidade é mais comum a ocorrência de infrações. Estamos fiscalizando e autuando os infratores. Verifica-se muito o desrespeito dos motoristas às regras do trânsito,” afirma.

Quem dirige falando ao celular pode somar 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e desembolsar R$ 85,13. Porém, projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode piorar a situação do infrator. Caso seja aprovado, o valor da multa será de R$191,54 e a infração passará de média para gravíssima, resultando em soma de 7 pontos na carteira.

Especialistas em trânsito afirmam que a distração do motorista é motivo de 80% dos acidentes de trânsito. O autor do projeto, o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), crê que esta infração não coloca em risco apenas a vida do condutor, mas também a de pedestres e de outros motoristas.

A proposta também considera infração gravíssima dirigir utilizando outros aparelhos como laptops, games e DVD’s. O projeto tramita em caráter conclusivo (não precisa ser votado pelo plenário) nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por