FINALMENTE?

Eco050 pode concluir obra da parte inferior de viaduto na 050

Tratativas estão sendo feitas junto ao Dnit e à própria concessionária para que ela assuma 800 metros de rodovia naquele trecho e possa realizar as intervenções necessárias

Rafaella Massa
Publicado em 22/11/2023 às 18:56Atualizado em 11/04/2024 às 22:01
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Parte inferior do viaduto que liga o bairro São Cristóvão ao Recreio dos Bandeirantes segue inacabada (Foto/Arquivo JM)

Conclusão da obra de transposição inferior da BR-050, que liga os bairros São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes poderá ser feita pela concessionária Eco050 assim que ela assumir os 800 metros que ainda seguem sob responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A obra é aguardada há mais de 10 anos e é a alternativa para desafogar o trânsito da região e facilitar o acesso a vários bairros. O secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Souza Filho, falou sobre o tema na Rádio JM 95.5 FM, em entrevista ao programa JM News 1ª Edição.

O secretário aponta que o local ainda é de responsabilidade do Dnit, de forma que o município não pode concluir. “Houve autorização e a Prefeitura assumiu e finalizou a parte de cima [do viaduto].  A Eco050 tem a concessão da BR-050. Só que existem 800 metros ali que estão no limbo, é do Dnit, ele não faz e o município não pode intervir”, afirma.

De acordo com Sousa Filho, o governo municipal tem feito pressão em Brasília, além de reuniões em Uberlândia, em busca de soluções para a situação. “Esse tema continua muito intenso, a Eco050 está praticamente recebendo aqueles 800 metros e ela vai fazer todas as intervenções. Então, é a notícia que nós tivemos ultimamente, e ela foi promissora, porque você desobriga o município desse custo. Embora o município, para o bem, sobretudo de quem mora nos bairros Maracanã e Rio de Janeiro, nós queremos fazer. A iluminação nós estamos tentando implantar, estamos em tratativas, é tudo muito lento quando envolve a União”, pontua o secretário.

A obra fica próximo ao antigo clube Cascata, que se tornou ponto de referência. A passagem inferior ligará os bairros laterais sem precisar que o motorista utilize a rodovia BR-050. Atualmente, os motoristas são obrigados a utilizar o desvio, que registra grande fluxo de veículos, principalmente em horário de pico. 

O Jornal da Manhã entrou em contato com o Dnit em busca de posicionamento. Segundo o órgão, em breve nota, “a rodovia citada não é de responsabilidade da autarquia”, ignorando o trecho de 800 metros, entre os trevos da Filomena Cartafina e Prodoeste.

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