Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação não descartam a possibilidade de adiar o retorno das férias escolares, previsto para início de agosto, como medida de prevenção por causa da gripe suína. A superintendente Vânia Célia Ferreira não recebeu nada oficial da Secretaria de Estado da Educação e nem do município, com o qual deve trabalhar em conjunto.
Com início das aulas previsto para dia 4 de agosto, Vânia afirma que o calendário está mantido, mas considera aconselhável uma prorrogação da volta, levando em consideração que a gripe já está muito próxima de Uberaba. “Temos esse receio, principalmente pelas escolas localizadas em bairros mais afastados, onde os problemas sempre são bem mais acentuados”, avalia Vânia. Para ela, esse adiamento não prejudicaria o encerramento do ano letivo, uma vez que há um recesso no mês de outubro que poderia compensar a medida, se adotada.
Também o secretário municipal de Educação, Marcos Juliano Bordon, estuda a possibilidade, embora vá aguardar uma conversa que ainda terá com as autoridades sanitárias do Município. “Vamos discutir essa possibilidade real com o secretário de Saúde, Valdemar Hial”, disse o secretário, afirmando ver a situação com preocupação. Para ele, a medida é bem provável, mas aguarda a reunião da próxima semana para saber como deverá agir.
Por enquanto, continua valendo a data já agendada para retorno das aulas, marcado para dia 5 de agosto. “É preciso que me convençam do contrário”, disse Bordon, acenando que o adiamento só ocorrerá em caso de surto na cidade. Sem nenhum caso confirmado até agora, Uberaba conta com duas suspeitas sendo monitoradas.