APOIO

Educação inclusiva é desafio para o secretário Celso Neto

Tito Teixeira
Publicado em 02/03/2023 às 16:43Atualizado em 02/03/2023 às 16:53
Compartilhar

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. 

Em Uberaba, que completa 203 anos nessa quinta-feira (2), a Rede Pública Municipal de Ensino tem programas voltados para a Educação Inclusiva, como o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) Municipal, voltado a pessoas com deficiência visual, que funciona dentro do Instituto de Cegos do Brasil Central. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o CAP oferece suplementação didática e apoio pedagógico aos alunos cegos e com baixa visão, ampliação de materiais didático pedagógico para alunos com baixa visão, transcrição de livros didáticos e paradidáticos em braile; dentre outras ações.

Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), há um departamento voltado, especialmente, para a Educação Inclusiva. Conforme a Semed, são 33 salas com recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 18 salas de AEE que ainda vão receber os recursos multifuncionais.

O Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) também realiza atendimentos personalizados, sendo 32 atendimentos fonoaudiológico semanais, 62 psicológicos, 30 neuropsicopedagógicos, 15 de estimulação motora, 24 de estimulação visual, 17 avaliações psicopedagógicas e 3 em altas habilidades. Hoje, o CREI atende 183 crianças e adolescentes matriculados na rede.

A Semed informa que conta ainda com lives formativas; formações específicas para professores do AEE e para os profissionais de apoio; busca ativa, assistência ao educando; grupos de acolhimento à família e terapias. E ainda realiza assessoramentos voltados para inclusão nas escolas e Cemeis da rede, principalmente para orientações pedagógicas e acompanhamento dos atendimentos do AEE e ADA (Atendimento aos Distúrbios de Aprendizagem) e aos profissionais de apoio.

O secretário de municipal de Educação, Celso Neto, destacou que uma de suas missões frente à pasta é a reestruturação do programa de Educação Inclusiva em Uberaba. “Para isso, é necessário conhecer o programa. Hoje, dos mais de 28 mil alunos da rede, temos 749 com laudo médico que atesta necessidade de Educação Especial. E praticamente metade dessas 749, tem o transtorno de espectro autista. Para que elas possam ter um bom aproveitamento pedagógico, analisamos caso a caso. O monitoramento desses alunos é feito caso a caso. O que desenvolvemos é um programa que seja melhor para este aluno. O foco é nessa criança. Muitas coisas estão em andamento. Nós precisamos tratar os diferentes com suas diferenças, para que a igualdade possa, de verdade acontecer em nossa rede municipal”, destacou o secretário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por