A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) atende, atualmente, 330 alunos com necessidades alimentares especiais na rede municipal. Este trabalho é realizado por meio de um procedimento operacional padronizado, e todas as crianças devidamente diagnosticadas têm acesso a um cardápio flexibilizado para suprir as demandas nutricionais.
O processo inicia-se quando uma unidade escolar identifica a necessidade de adaptação na alimentação de um aluno devido a condições como intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca, doença celíaca ou seletividade alimentar. Nesse cenário, a escola é responsável por enviar um laudo médico detalhado para a Seção de Alimentação Escolar.
Com o objetivo de garantir que nenhum aluno fique sem o atendimento necessário, a Semed informa a empresa terceirizada que gerencia os cardápios escolares, assegurando que os ajustes necessários sejam implementados até que os laudos médicos sejam atualizados conforme necessário.
Nos casos em que o laudo ou relatório médico sugira a necessidade de uma intervenção mais detalhada, a Seção de Alimentação Escolar toma a iniciativa de entrar em contato direto com a unidade escolar. Isso envolve organizar reuniões com os responsáveis pelo estudante, o gestor da escola e nutricionistas, para discutir e implementar as mudanças necessárias no cardápio da criança.
A atual política alimentar da Semed já abrange uma diversidade de necessidades especiais, com 78 alunos com intolerância à lactose, 89 alérgicos à proteína do leite de vaca, 9 celíacos e 42 com seletividade alimentar.
"A nossa equipe, formada por nutricionistas capacitados e servidores da Seção de Alimentação Escolar, garante que nenhum aluno, por mais específica que for a condição, fique sem o alimento adequado. O procedimento demonstra a preocupação da Semed com as crianças com condições específicas", destacou o diretor de Logística, Ernani Neri.
Mais informações podem ser consultadas na Seção de Alimentação Escolar da Semed, pelo número 3318-0770.