SIND-UTE

Educadores vão a audiência sobre o Ipsemg na Assembleia Legislativa

Tito Teixeira
Publicado em 13/03/2024 às 21:03
Compartilhar

O pleito da categoria é que seja dada assistência médica do Ipsemg aos professores aposentados pelo INSS (Foto/Reprodução)

No primeiro dia de paralisação dos servidores da educação estadual, ocorrido nessa quarta-feira (13), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) ainda não tinha contabilizado o total de adesões ao movimento nas escolas da rede em Uberaba.

A coordenadora regional do Sind-UTE em Uberaba, Maria Aparecida Oliveira, disse que estava em Belo Horizonte, onde participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela garantiu que nesta quinta-feira (14) divulgaria o balanço com a adesão dos servidores ao movimento de paralisação.

Na capital do Estado, Maria Aparecida destacou que, junto com outros servidores, cobrou que os parlamentares votem pela derrubada do veto do governador Romeu Zema (Novo), que impediu de estender o atendimento médico do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg) para professores aposentados pelo INSS. O encontro fez parte da série de ações previstas no movimento, previsto para se encerrar nesta quinta-feira, com retorno às atividades nesta sexta-feira (15).

A coordenadora regional do Sind-UTE destacou que os servidores da Educação vão denunciar e cobrar dos deputados as pautas que motivam a paralisação.

A paralisação ocorre para pressionar o governo de Minas sobre os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de dezembro de 2023, além de cobrar reajuste do pagamento conforme o piso nacional, de R$4.580,57.

Conforme o Sind-UTE, o governo de Minas Gerais tem autorização legislativa para fazer o rateio dos recursos do Fundeb. Uma emenda foi aprovada no final do ano passado e o governador Zema sancionou a emenda, mas o rateio ainda não teria sido realizado.

A proposição vetada por Zema, diz o Sind-UTE, estendia a assistência à saúde do Ipsemg para os servidores que se aposentarem pelo regime geral pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por