PARA 2023

Elisa tem perspectiva de ampliação do Cemitério Medalha Milagrosa

Prefeita aponta que não há viabilidade para construção de novo sepulcrário público

Letícia Marra
Publicado em 30/12/2022 às 09:30Atualizado em 30/12/2022 às 11:10
Compartilhar

Cemitério Medalha Milagrosa em Uberaba (Foto/Jairo Chagas)

Alvos recorrentes de reclamações, os cemitérios de Uberaba têm perspectiva de ampliação e resolução do problema de falta de acessibilidade para a população em vulnerabilidade social. De acordo com a prefeita Elisa Araújo, o Cemitério Nossa Senhora da Medalha Milagrosa será expandido. 

Em entrevista ao programa O Pingo do J, da Rádio JM, a chefe do Executivo descarta a possibilidade de outro cemitério público. “No momento, não encontramos viabilidade, até porque temos poucas vagas nas atuais. Nós ampliamos o cemitério de ponte alta, compramos uma parte, e há perspectiva de ampliação do cemitério da medalha”, explica. 

O cemitério Cristo Bom Pastor, localizado no bairro rural de Ponte Alta, está em processo de desapropriação de área de 2500 m². Finalizado esse procedimento serão concluídas as obras necessárias no local para ampliação. A previsão é de que todo processo seja concluído em 2023 e seja disponibilizado aproximadamente 500 túmulos. 

Elisa ainda desmente sobre a desativação do Cemitério Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. “Se depender de mim, de jeito nenhum”. 

Questionada sobre o benefício do enterro social, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, a prefeita de Uberaba afirma que é previsto dentro do quadro da Secretaria de Desenvolvimento Social. “A gente tem trabalhado nesse sentido, porém, derrubamos o decreto que proibia o enterro dessa faixa nos cemitérios públicos. Ainda é possível, de acordo com a disponibilidade do cemitério, ainda é possível que tenha acesso ao cemitério antigo”, comenta. 

A administradora municipal ainda aponta que está sendo realizado recadastramento de túmulos nos cemitérios públicos. “Fazendo o recadastramento dos túmulos nos cemitérios públicos porque tinha discrepância nas informações, permanecemos com a manual porque é determinação da lei, mas estamos digitalizando o que dá”, finaliza. 

Enterro Social. A concessão do Auxílio-Funeral é destinada a pessoa que veio a óbito ou parente até segundo grau inscrito no CadÚnico, com cadastro atualizado nos últimos 24 meses e Número de Identificação Social (NIS) ativo; ter renda per capita de até meio salário-mínimo e residir em Uberaba há pelo menos um ano. O Auxílio-Funeral também contempla pessoas abrigadas em instituições de acolhimento em Uberaba com vínculo familiar rompido e indivíduos com indicativo de ruptura familiar – em situação de rua. 

Aqueles que não preencherem esses requisitos deverão dirigir-se ao cemitério Memorial Parque Uberaba para aquisição do jazigo. Caso não possua condições de arcar com o preço do jazigo, o responsável pelo falecido poderá declarar-se em vulnerabilidade socioeconômica, devendo comprová-la por meio de processo administrativo próprio. Reconhecida a vulnerabilidade social do munícipe, será deferida a isenção do pagamento. Caso contrário, será realizada a cobrança do jazigo pela administração do cemitério particular. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por