A vazão do Rio Uberaba despencou em apenas 48 horas, caindo de 3.600 para 1.350 litros por segundo, o equivalente a uma redução de dois terços do volume registrado na última terça-feira (4). O recuo brusco ocorreu sem registro de chuva no período e levou a cidade de volta ao nível crítico de abastecimento, próximo ao mínimo necessário, de 1.200 l/s.
O pico de vazão havia sido alcançado na terça, após as chuvas do fim de semana, quando o rio triplicou o volume e sinalizou uma breve recuperação. A melhora, porém, durou pouco.
Com a nova queda, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) precisou reativar o sistema de transposição do Rio Claro, com o acionamento de duas bombas para reforçar a captação.
A companhia também anunciou que todos os reservatórios da cidade serão fechados nesta quinta-feira (6), das 21h às 4h30 de sexta (7), conforme o Plano de Contingenciamento da Seca. O índice de reservação, que havia se recuperado no início da semana, voltou a cair: ficou em 34,4% na noite de quarta e chegou a 50,6% na manhã de hoje.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não houve precipitação nos últimos dois dias, o que prejudica a recomposição do lençol freático. A previsão para esta quinta indica pancadas isoladas e temperatura máxima de 31ºC.
A Codau reforça o alerta à população para o consumo consciente, destacando que “as medidas de economia são fundamentais para evitar o alto consumo e preservar a estabilidade dos reservatórios”.