SETOR TERCIÁRIO

Empresários fazem ato em Uberaba pela manutenção de repasses ao Sesc e Senac

O movimento é nacional e vai contra projeto de lei que desvia recursos dos serviços do Sistema S para a Embratur

Tito Teixeira
Publicado em 17/05/2023 às 16:53
Compartilhar
Manifestantes se reuniram na Praça Rui Barbosa, em Uberaba, pela manutenção dos repasses ao Sesc e Senac (Foto/Reprodução Redes Sociais)

Manifestantes se reuniram na Praça Rui Barbosa, em Uberaba, pela manutenção dos repasses ao Sesc e Senac (Foto/Reprodução Redes Sociais)

Manifestantes se reuniram na praça Rui Barbosa, em Uberaba, em um ato em apoio ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Eles se opõem aos artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023 e temem que, se aprovados, possam comprometer milhares de ações de saúde, educação, cultura, lazer, assistência e qualificação profissional em todo o país.

Thiago Árabe, diretor do Sindicomércio e um dos organizadores do evento, afirmou que o movimento continuará nas redes sociais, já que não estão previstas novas manifestações públicas por enquanto. Segundo ele, a votação do PLV, inicialmente prevista para ocorrer na quarta-feira, foi adiada, mas pode entrar em votação novamente a qualquer momento.

O Sesc alega em seu site oficial que, caso sejam mantidos os artigos 11 e 12 do PLV 09/2023, que desviam 5% dos recursos das contribuições sociais destinadas pelas empresas do setor terciário ao próprio Sesc e ao Senac para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), existe o risco real de fechamento de unidades, desemprego e redução da qualidade reconhecida há 77 anos pelos trabalhadores brasileiros.

De acordo com o material distribuído pelo Sesc, a redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras. Seriam fechadas 36 unidades do Sesc, com corte de 1.994 empregos e deixariam de ser investidos R$ 121 milhões em atendimentos gratuitos. Também haveria diminuição de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídas por programas como o premiado internacionalmente Mesa Brasil Sesc, supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades físicas e recreativas. Também haveria o corte de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por