Veterinário orienta evitar entulho e procurar pronto-socorro em caso de picada
Em caso de encontrar cobras, escorpiões ou outros animais peçonhentos, o ideal é acionar órgãos especializados, como a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193 (Foto/Reprodução)
Temporada de chuvas é propícia ao surgimento de animais peçonhentos, que trazem diversos transtornos à população. Entre eles, o desconhecimento sobre o que fazer. Em entrevista à Rádio JM, o veterinário Cláudio Yudi alerta sobre os cuidados a serem tomados caso um deles surja em sua residência.
Yudi explica que o aumento da umidade e das chuvas cria condições ideais para escorpiões, cobras e outros animais peçonhentos se aproximarem das casas. Ele destacou que qualquer acidente com esses animais exige atendimento imediato em pronto-socorro, incluindo a administração do soro antiofídico no caso de picadas de cobra e antiscorpiônico em casos de escorpião. “Não tentem capturar ou manusear os animais, a ajuda de profissionais especializados é essencial para evitar acidentes”, reforça.
A presença de cobras e outros animais peçonhentos tem se tornado constante em Uberaba atualmente. A situação preocupa moradores de diversos logradouros, entre eles os da rua Gilberto Gotelip, onde uma cobra foi encontrada na calçada.
Ainda de acordo com Yudi, medidas preventivas simples podem reduzir a presença desses animais em residências. Entre as recomendações estão: não acumular entulho, papelão ou materiais de construção, manter sapatos virados para baixo antes de calçar, inspecionar roupas e objetos armazenados, e evitar criar condições que favoreçam a presença de baratas, principal alimento dos escorpiões.
Por fim, ele reforçou que Uberaba, assim como outras cidades de médio e grande porte, exige atenção constante quanto à presença de animais peçonhentos. “O cuidado e a prevenção são fundamentais para evitar acidentes e proteger pessoas, crianças e pets”, afirmou, destacando o trabalho diário da polícia ambiental e do Corpo de Bombeiros na cidade.
Em caso de encontrar cobras, escorpiões ou outros animais peçonhentos, o ideal é acionar órgãos especializados, como a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193, garantindo que o recolhimento seja feito de forma segura e evitando riscos desnecessários.