Praça Shopping Uberaba (Foto/Divulgação)
Foi retomada ainda nesta quinta-feira (18) a energia do Praça Shopping Uberaba. O local teve a distribuição interrompida após um impasse com a concessionária Cemig. Durante a manhã e tarde de ontem, cerca de 70 lojistas e serviços tiveram que paralisar suas atividades devido ao imbróglio.
Com o restabelecimento do serviço, as atividades no local devem voltar nesta sexta-feira (19). A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) alertou em nota, nesta manhã, que os atendimentos e atividades na sede estão funcionando normalmente.
A Farmácia do Componente Uberaba também informa que já foi retomado o funcionamento. Contudo, a SMS pontua que a entrega dos medicamentos que são refrigerados ainda não foi normalizada. Com a interrupção da energia, as câmaras frias foram desligadas e os medicamentos deslocados para as geladeiras da Superintendência Regional de Saúde.
"As geladeiras já foram religadas, porém, por uma questão de segurança, a SMS irá monitorá-las para garantir que estão estáveis antes de armazenar novamente os medicamentos, para evitar perdas. Caso os equipamentos não apresentem avarias, estes atendimentos serão retomados na segunda-feira (22), a partir das 12h", informa a nota.
Segundo a assessoria de imprensa do Praça, até o momento, ainda não há informações detalhadas sobre o desdobramento político entre o shopping e a Cemig. “Porém, [a assessoria] garante que em breve serão divulgados detalhes mais claros sobre o ocorrido”, informa em nota.
“A administração do shopping reconhece e agradece a compreensão e colaboração dos lojistas e colaboradores, que, mesmo diante das dificuldades, demonstraram solidariedade e apoio, contribuindo para que as operações do shopping pudessem ser restabelecidas o mais rápido possível”, reforça a administração do empreendimento.
Em nota, a Cemig afirma que restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, atendendo a solicitação de unidades que fazem parte do condomínio, entre elas a Codau.
"O restabelecimento ocorreu após a determinação judicial de o Praça Uberaba Shopping permitir o acesso dos funcionários da Cemig às cabines de medição, visando operar serviços de segurança, qualidade de energia ou desligamentos. A suspensão havia ocorrido em razão da falta de acesso à cabine de medição, bem como em consequência da dívida existente, objeto de cobrança nos processo 5017756-91.2024.8.13.0701 e 5017772-45.2024.8.13.0701", afirma a nota.
Ainda, a nota da estatal aponta que, embora a energia tenha sido restabelecida a todos os clientes da cabine de medição em atendimento a ordem judicial, "o acesso ao local ainda não foi disponibilizado pela administradora do Praça Uberaba Shopping aos seus condôminos e à Cemig".
A Cemig informa que até o momento "não recebeu qualquer proposta de negociação dos débitos por parte do Praça Uberaba Shopping, permanecendo sempre aberta à negociação".