AGROPECUÁRIA

Epamig adota cochos eletrônicos para medir a eficiência alimentar de bovinos

Tito Teixeira
Publicado em 19/01/2024 às 20:43
Compartilhar
Os cochos automatizados terão condições de apurar em cada animal a quantidade de alimento relacionada à produção de carne e leite (Foto/Divulgação)

Os cochos automatizados terão condições de apurar em cada animal a quantidade de alimento relacionada à produção de carne e leite (Foto/Divulgação)

O campo experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Uberaba recebeu a instalação de cochos eletrônicos para auxiliar na coleta de dados referentes à eficiência alimentar de bovinos.

A proposta é coletar informações sobre o aproveitamento alimentar dos animais, com base em dados individuais. A taxa de conversão considera a proporção entre quanto cada um come e quanto desse alimento é convertido em ganho de peso, geração de carne ou leite. O animal mais eficiente é o que come menos e converte mais, de acordo com a finalidade.

A identificação de cada animal é feita por meio de um chip, implantado na orelha, detectado pelo cocho na hora da alimentação.

Além de Uberaba, o campo experimental de Felixlândia, na região Central, também receberá o investimento. A adoção do sistema automatizado vai permitir mais precisão nos dados coletados e, com isso, mais assertividades para a pesquisa, além de poupar mão de obra.

Os equipamentos vão contribuir para o acompanhamento da conversão alimentar de cada animal e também em trabalhos de avaliação nutricional.

O sistema no Campo Experimental Getúlio Vargas já está instalado e começará a coletar dados para experimentos com novilhas gir, neste mês de janeiro.

Segundo a Epamig, a tecnologia facilita a identificação de animais superiores, que são aqueles que aproveitam melhor os alimentos. Com esses cochos ligados à internet, cada animal tem um brinco eletrônico, que aponta quando ele acessa o cocho e o bebedouro. Os gráficos de consumo e desempenho são gerados por indivíduo, o que permitirá aos pesquisadores identificarem o quanto o animal consumiu e quais as proporções com base nos dados estatísticos gerados pelo próprio sistema. Antes era feita a pesagem da sobra para a obtenção desses números.

No Campo Experimental de Felixlândia, o sistema está em fase final de implantação. O Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, deve ser a próxima unidade da Epamig a receber cochos automatizados. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por