A equipe é composta por 23 alunos de várias engenharias da universidade (Foto/Divulgação)
A equipe Triângulo Aéreo, projeto de extensão do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/ICTE), participará da 25ª competição SAE Brasil Aerodesign 2023, que acontece até este domingo (5) no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo. A competição terá a participação de mais de 80 equipes de instituições públicas e privadas, além de equipes estrangeiras.
A equipe Triângulo Aéreo da UFTM é orientada pelo professor Israel Jorge Cardenas Nunez, do curso de Engenharia Mecânica, e composta por 23 discentes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e uma estudante do curso de Psicologia, encarregada da Gestão de Pessoas da equipe.
O protótipo deste ano, nomeado TRG 230, foi preparado com alguns diferenciais para a competição. “Nós trabalhamos a fuselagem do avião com tubos de fibra de carbono e as rodas e juntas da fuselagem foram fabricadas em impressão 3D”, explicou o professor Israel.
A competição SAE Brasil Aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a sua concepção, projeto detalhado, construção até os testes.
As equipes que participam desse tipo de competição são desafiadas anualmente com novos regulamentos, baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como, por exemplo, a otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros. A Competição é composta por três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, com requisitos específicos aplicáveis a cada uma destas. A equipe Triângulo Aéreo da UFTM irá participar na Categoria Regular.
As avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, em que os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.