Expectativa é que a unidade seja inaugurada até março
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Uberaba (Foto/Google Maps)
Mais um passo é dado para a concretização do Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ (CRESP). Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT e Chefia de Gabinete apreciaram sobre o projeto piloto de atendimento no CRESP nesta quarta-feira (8).
A unidade de saúde está funcionando no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) desde o dia 23 de janeiro. De acordo com informações da coordenação do CRESP, cerca de 43 usuários foram atendidos no local, que conta com uma equipe multiprofissional, formada por coordenador, psicólogos, psiquiatra, clínico geral, assistente social, enfermeiro e administrativo. Serão eles os responsáveis por um acolhimento inicial, sendo que, depois, será feito o direcionamento necessário.
Em 2022, a expectativa era que o espaço fosse inaugurado em novembro. Mas no mês de outubro ainda não havia sido definida nem a data programada para a qualificação da equipe de profissionais de saúde que atuaria na unidade. Agora, a previsão é que a unidade esteja pronta em março.
A secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha, pontuou que o serviço está à disposição da população e que o Município se prepara para que ele seja ofertado em um espaço próprio. “O projeto piloto do CRESP vai continuar esse trabalho, a princípio, no Centro de Atenção Integrada em Saúde (Cais). A intenção é que o serviço de acolhimento tenha um espaço próprio, o que já está sendo buscado pelo Município”.
Responsável pela coordenadoria de Políticas LGBTQIAP+, Lucimira Reis, afirma que esse é o resultado de um trabalho realizado a várias mãos. Em entrevista à Rádio JM, ela explica que o ambulatório deve ser inaugurado antes de março.