Durante esta semana, representantes das instituições signatárias do Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes estarão no Ceará, para visita técnica ao Geopark Araripe. A agenda visa ao intercâmbio de conhecimentos, além de uma imersão no modelo de gestão do primeiro geoparque chancelado pela Unesco no Brasil. O grupo parte nesta segunda-feira (13) e retorna na sexta-feira (17). A viagem está sendo custeada pelo Sebrae Minas.
Durante a agenda, por meio de uma visita guiada pelos anfitriões, a equipe irá explorar e compreender o território do Geopark Araripe, que é composto por aproximadamente 4 mil km². Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O Araripe conecta a diversidade paleontológica, ambiental, histórica e cultural existente na região do Cariri.
Em 2006, o Geopark Araripe foi aceito para integrar a Rede Global de Geoparques da Unesco, sendo o primeiro a receber o título no Brasil e nas Américas. O intuito da viagem é agregar informações para otimizar as estratégias de gestão, implementação de projetos e organização do Geoparque Uberaba, que foi chancelado neste ano.
Representando a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), participam Maria Aparecida Basílio e Eduardo Galini. O Sebrae está sendo representado por Vanessa Oliveira Sousa, Marcius Marques Mendes, William Rodrigues de Brito e Nádia Giannini. Pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), participam Helder Barbosa Paolini e Thiago Marinho. Já a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é representada por Daniela Vitória e a Câmara Municipal de Uberaba por Evacira Coraspe. A presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, também integra o grupo.