FINALMENTE

Escolas do Residencial 2000 e Jardim Maracanã devem sair do papel ano que vem

Tratativas para a construção da escola do Residencial 2000 estão 90% concluídas, enquanto que a do Jardim Maracanã deverá passar por troca de área

Marconi Lima
Publicado em 23/12/2024 às 20:54
Compartilhar

Superintendente Regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, informou que parceria com o município viabilizou atendimento de alunos do Residencial Rio de Janeiro (Foto/Divulgação)

Esperadas há mais de 10 anos, as escolas estaduais no Jardim Maracanã e no Residencial 2000 podem, finalmente, sair do papel por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A informação é da superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM.

Conforme Vânia, a tramitação para a construção da unidade no Residencial 2000 está 90% encaminhada. No caso da escola a ser construída no Jardim Maracanã, houve problema com a metragem do terreno. Ela ressaltou que, no caso do Jardim Maracanã, há possibilidade da troca de área, para viabilizar a obra da escola.

“Na época em que foi idealizada a construção da escola no Jardim Maracanã, não existiam os conjuntos habitacionais no entorno, como Rio de Janeiro e Isabel do Nascimento. Mas nós estamos muito felizes e esperamos que os recursos para a construção dessas duas escolas sejam autorizados”, disse Vânia Célia.

A superintendente regional de Ensino ainda destacou, durante a entrevista, que, para atender alunos do Residencial Rio de Janeiro para o Ensino Médio foi realizada parceria com o município.

“Nós abrimos, em parceria com o município, em uma escola municipal do [Residencial] Rio de Janeiro, três turmas no período noturno”, informou.

Ainda sobre a construção das unidades no Rio de Janeiro e Copacabana, em visita a Uberaba, no ano passado, o vice-governador Mateus Simões (Novo), afirmou que está previsto entre as contrapartidas do Estado dentro do projeto de municipalização de escolas com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A proposta de municipalização das escolas estaduais que só atendem alunos de 1º ao 5º ano é discutida desde 2021. Por diversos questionamentos no ano passado, o acordo não avançou até então. Porém, a Prefeitura já havia manifestado a intenção de retomar as tratativas e solicitar a construção de novas unidades da rede estadual como contrapartida.

Na época, Simões confirmou a existência da concordância do governo mineiro quanto à proposta, mas a implantação das escolas estaduais no Jardim Maracanã e no Residencial 2000 dependeria de sacramentar a municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Porém, o vice-governador disse que a perspectiva para o início das obras seria em 2024 e a eventual inauguração, em 2025. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por