Em entrevista a Rádio JM, a médica especialista em tráfego Esther Luísa Hercos Fatureto falou sobre questões relacionadas à segurança no trânsito e destacou proposta de redução na velocidade limite no trânsito urbano de 60 para 40km/h.
Segundo a especialista, a proposta é baseada em um estudo da Polícia Militar, que mostra os principais pontos de acidentes no trânsito da cidade. A ideia é que reduzindo a velocidade, diminuiria o número de acidentes nesses pontos. “Estou levantando a sugestão para que nestes locais onde há muitos acidentes, seja reduzida a velocidade, principalmente porque são locais onde há um grande fluxo de pessoas. Reduzindo a velocidade acredito que teríamos menos acidentes”, afirma.
Para a médica do tráfego, entre os locais onde a implantação dessa mudança seria importante, estão as áreas como o centro e nos cruzamentos entre as avenidas Guilherme Ferreira e Leopoldino de Oliveira. Além da proposta, a especialista destacou a necessidade de se dar atenção ao pedestre e de ter cuidado com as faixas de trânsito. Mas lembrou também que é preciso disciplinar, tanto motoristas quanto pedestres, para se criar um trânsito mais seguro. “É uma questão cultural, é preciso ter disciplina. Criar estratégias para as pessoas no trânsito buscando garantir a segurança”, destaca.