INCIDENTE EM VARGINHA

ET de Varginha em Uberaba: ufólogo produzirá filme sobre “resgate” de extraterrestre em 96

Baseado na obra do ufólogo Victorio Pacaccini, o filme promete revelar bastidores de uma suposta operação militar para capturar seres extraterrestres no sul de Minas

Dandara Aveiro
Publicado em 06/07/2025 às 15:13
Compartilhar

A produção será baseada no livro de Victorio Pacaccini, considerado o principal pesquisador do caso que repercutiu no sul de Minas em janeiro de 1996 (Foto/Divulgação)

A cidade de Uberaba vai ganhar novos holofotes do cinema nacional ao se tornar palco das gravações do longa-metragem baseado no “Incidente em Varginha”, um dos casos ufológicos mais emblemáticos da história do Brasil. A produção será baseada no livro de Victorio Pacaccini, considerado o principal pesquisador do caso que repercutiu no sul de Minas em janeiro de 1996. 

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Pacaccini ressaltou que a produção é fruto de décadas de pesquisa. “O nosso filme está todo baseado na minha obra, que reflete essa pesquisa. Nesta produção, vamos acompanhar toda a minha trajetória: como cheguei ao sul de Minas, os contatos que fiz com as principais testemunhas civis e militares. Moradores de Varginha viram algo muito estranho, e muita gente acredita que se tratava de um extraterrestre”, afirmou o pesquisador. 

Segundo ele, a investigação revelou uma complexa operação militar envolvendo a captura de seres não humanos, retirada dos corpos da cidade e posterior transporte sigiloso. “Sofri muita intimidação. Mas seguimos com a missão de mostrar ao mundo o que realmente aconteceu em Varginha. Acredito que esta será uma situação muito importante, na qual poderemos provar que criaturas extraterrestres realmente visitaram o nosso planeta”, declarou Pacaccini. 

O filme será produzido pela Pajé Produções Cinematográficas, sediada em Uberaba, com direção do publicitário Fábio Ramalho. Em conversa com o JM, o diretor explicou por que decidiu investir na produção. “Sou apaixonado por ufologia e o caso de Varginha ficou famoso no mundo inteiro e já vai completar 30 anos. Esse filme já era para ter sido feito. Se conseguirmos produzir, vai ser um sonho realizado”, contou. 

Ramalho explica que a proposta é fazer um filme com estética realista, inspirado nos depoimentos que constam no livro escrito por Pacaccini ainda em 1996. “É um filme inspirado em fatos reais, com base em todos os fatores que marcaram o caso. Queremos criar um extraterrestre o mais fiel possível às descrições das testemunhas. A ideia é que o público consiga, de alguma forma, sentir o impacto daquilo que as pessoas viram naquela época”, explicou. 

A equipe da Pajé Produções reconhece o desafio de inserir a ficção científica no cenário do cinema nacional, ainda dominado por outros gêneros. Por isso, a expectativa é de que o filme desperte o interesse do público, contribuindo para a valorização cultural e turística de Varginha, assim como valorizando as produções artísticas de Uberaba. 

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Incentivo à Cultura (CEFIC) do Estado de Minas Gerais e está apto para captação de recursos por meio da Lei Estadual nº 24.465/2023. A norma permite que empresas mineiras destinem parte do ICMS devido ao Estado para apoiar projetos culturais, sem custo adicional. 

Ainda sem data confirmada para o início das gravações, o ufólogo Pacaccini está confiante no impacto da produção. “Isso traz muito orgulho ao povo de Minas Gerais, ao povo brasileiro, e para mim, por divulgar nosso trabalho, que tenho certeza será muito bem-sucedido”, finaliza. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por