Ao som da Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, mais de 200 pessoas acompanharam a comemoração do Dia do Soldado no Tiro-de-Guerra de Uberaba. A celebração da data, realizada na manhã de ontem, reuniu integrantes do Exército, da Tropa de Choque da Polícia Militar e de um grupamento do Corpo de Bombeiros.
A instituição do dia 25 de agosto como a data oficial da comemoração aconteceu por ser o dia em que nasceu, em 1803, Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro e considerado o maior soldado-estadista do Brasil.
Para o 2º sargento do Exército e instrutor do Tiro-de-Guerra, Emerson Tibola, a celebração é fundamental, pois reforça o valor do soldado brasileiro e lembra a toda a população sentimentos como civismo e honradez. “Foi muito importante que todas as corporações participassem. Celebrações como essa, em que lembramos grandes feitos e heróis do passado, só servem para acender em nós o desejo de lutar para que as coisas melhorem”, ressalta o sargento e completa: “O atual lema do Exército é Braço Forte e Mão Amiga. Explicando da melhor maneira possível, significa que estamos sempre prontos para a guerra, mas não desejamos que ela aconteça”, finaliza.
Estiveram também presentes à cerimônia autoridades municipais como os vereadores Marcelo Borjão, Lourival Santos e o vice-prefeito Paulo Mesquita.