Detalhes da programação da ExpoGenética foram revelados durante coletiva de imprensa nessa quarta-feira na sede da ABCZ (Foto/Divulgação)
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou coletiva de imprensa na manhã dessa quarta-feira (24), para anunciar a programação da 17ª edição da ExpoGenética. A abertura oficial está marcada para o dia 16 de agosto, no Recinto de Avaliações das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha, no Parque Fernando Costa.
Com o tema “Olhar com precisão - nossa busca por excelência genética”, a ExpoGenética 2024 trará uma programação repleta de atividades e novidades para os participantes. Serão 25 leilões e quatro shoppings de animais, proporcionando oportunidades únicas de negócios e aquisição de animais de qualidade.
Na programação da mostra está a entrega da obra de adequação da área de apresentação de animais do Tatersal Rubico Carvalho, nos pavilhões Coronel Geraldino Rodrigues da Cunha e Ernesto de Salvo. Também está prevista a palestra “A Visão da Indústria Frigorífica”, que será ministrada por Eduardo Pedroso, diretor executivo e de Originação da JBS.
Durante a Expogenética, acontecerá o Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ, onde serão apresentados os números e as novidades do programa de melhoramento genético da ABCZ.
Consta ainda na programação a apresentação da 21ª edição dos projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade. Além disso, o 7º Encontro ABCZ Mulher 2024, que contará com a palestra da senadora Tereza Cristina (PP).
Haverá ainda a eleição dos touros testados no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), que irão para coleta de sêmen e distribuição nos rebanhos parceiros do programa. O Leilão Touros PNAT, que chega à sua 7ª edição e será realizado no Pavilhão Multiuso, será uma oportunidade única de adquirir exemplares das raças zebuínas.
A feira sediará o Encontro Rural Jovem e os tradicionais Mérito ExpoGenética e Mérito ABCZ Mulher.
Em 2023, foram mais de 40 criadores/expositores e 913 animais de diferentes raças zebuínas vendidos, com um faturamento de R$52.280.016 nos leilões, superando em 11,2% a edição de 2022. O animal mais valorizado da 16ª ExpoGenética foi a fêmea Galática MAT, comercializada por R$1.020.000.