Unidade Móvel de Monitoramento da Guarda Municipal está estrategicamente estacionada no Parque Fernando Costa (Foto/Divulgação) ( )
Operação ExpoZebu Segura empenhará o efetivo de 30 guardas no período de 10 dias em que ocorre a maior feira de gado zebu do mundo. A ação da Guarda Civil Municipal (GCM) terá início nesta sexta-feira (26) e deve se estender até o dia 6 de maio. Segundo o comandante Marcelo Santos, também estará posicionado no Parque Fernando Costa o ônibus de monitoramento.
Visto o alto índice de furtos e roubos em grandes eventos, a GCM preparou um esquema de segurança especial, voltado para inibir a ação de criminosos. De acordo com o comandante, o efetivo estará disposto ao redor do parque em 27 motocicletas.
Ainda, os visitantes poderão realizar o registro do boletim de ocorrência no ônibus de videomonitoramento que estará posicionado na entrada do parque. “O nosso ônibus de monitoramento ficará na entrada do parque, garantindo a segurança do entorno, trazendo informações entre os usuários, fazendo algum tipo de boletim de ocorrência e algum tipo de serviço que possa ser realizado”, explica o Comandante.
O sistema de videomonitoramento estará em funcionamento ao longo de todos os dias de evento e será acompanhado pelos operadores do Uberaba Segura, que serão deslocados para o Parque Fernando Costa. O monitoramento será feito 24 horas por dia.
“São 120 câmeras da cidade de monitoramento e a gente tem em torno da ABCZ, 14 câmeras garantindo o cinturão de segurança. Então, a preferência e prioridade é trabalhar com as 14 câmeras ao redor do parque, garantindo a segurança, prevenindo o crime, passando com as viaturas em locais nos horários de maior movimento, que são a saída dos shows e a entrada dos ônibus”, reforça.
Além dos operadores do programa Uberaba Segura, as equipes de patrulhamento específico, como Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal de Uberaba (Romu) e o canil da GCM, trabalharão na segurança da população.
Ainda, o Comandante garante que apesar do grande empenho voltado para a 89ª ExpoZebu, as escolas não estarão desamparadas no período. “A gente não vai deixar de fazer esse serviço [de monitoramento das escolas]. Temos essas ações preventivas em que trabalhamos em algumas escolas pontuais, para não deixá-las desamparadas. A gente fez aqui um remanejamento de horário, conseguimos fazer uma operação aqui, que não vai prejudicar os outros serviços da Guarda. Mantemos a quantidade de serviço, dando preferência para as escolas”, afirma.