Cursos de aplicação de defensivos, mecanização e trabalho em alturas foram os mais procurados no período (Foto/Divulgação)
Mais de 16 mil pessoas foram capacitadas pelo Sistema Faemg Senar na região do Triângulo Mineiro em 1.660 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social realizados em 2023. Os números integram o balanço deste ano do escritório regional de Uberaba. Os treinamentos foram ofertados gratuitamente aos produtores rurais e famílias do campo em 44 municípios da região.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que os cursos mais procurados no período foram nas áreas de defensivo agrícola, trabalhador na mecanização agrícola e trabalho em altura. “Este ano foi de muito trabalho, com a promoção de cursos em mais municípios. Isso é o reflexo da busca do produtor pela capacitação ou aprimoramento de seus conhecimentos para a melhoria do seu negócio rural”, afirmou.
A assistência direta ao produtor foi outro ponto forte do atendimento do Sistema Faemg Senar na região. Neste ano, 2.716 produtores rurais foram beneficiados com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em oito cadeias: pecuária de leite e de corte, agroindústria do queijo minas artesanal, cafeicultura, fruticultura, olericultura, apicultura e agroindústria da cachaça. Neste programa, as propriedades recebem visitas mensais de um técnico de campo durante dois anos, com exceção da cafeicultura, que tem assistência por quatro anos.
Ao todo, 103 grupos do ATeG estiveram ativos ao longo do ano, sendo 50 deles por meio do Projeto FIP Paisagens Rurais. Em Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro foi a escolhida para receber este projeto, que tem o objetivo de fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas do bioma Cerrado. Ele é financiado pelo Banco Mundial e executado pelo Sistema Faemg Senar, com o apoio de entidades parceiras.
O calendário de eventos também movimentou o escritório regional em 2023. Foram promovidos três Dias de Campo e uma edição do Faemg Senar em Campo, que reuniu mais de mil produtores rurais e profissionais do agronegócio no município do Prata, no mês de julho. O Sistema Faemg Senar ainda marcou presença em grandes feiras agropecuárias, como a ExpoZebu (Uberaba), a Feira do Agronegócio Mineiro – Femec (Uberlândia), a Megacana (Campo Florido) e a ExpoQueijo (Araxá), entre outras, com programação de oficinas e cursos destinados aos produtores rurais e público visitante.
“A partir de janeiro, retomaremos nossa programação de cursos e eventos na região. Lembrando que os produtores devem sempre procurar o sindicato de seu município para participarem das nossas ações. Teremos um ano intenso de atividades em 2024, quando o nosso escritório regional celebra 30 anos”, concluiu Tuller.