Número de inscritos faltosos nos mutirões de castração chega a 45%, segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno da Silveira. À Rádio JM, o titular informou que a próxima ação está programada para ocorrer a partir do dia 17 de junho.
Conforme dados divulgados no último mutirão organizado pela Prefeitura de Uberaba apontam, mais de 4 mil tutores se cadastraram para a castração de seus animais. Dessa forma, a administração decidiu por suspender por hora esse credenciamento.
Ainda, Edno aponta que entre esses 45% de faltosos, as pessoas chegam a confirmar presença no dia do procedimento. “As pessoas se inscrevem, fazem o agendamento, a pessoa confirma, mas não comparecem no dia. Tiram a vez de quem precisa e quem está na fila também”, explica.
No entanto, existe penalidade para isto. Aqueles que não comparecem no agendamento, vão para o fim da fila.
Até o momento, mais de 8 mil animais foram contemplados pela castração gratuita. A meta do município é chegar a 9 mil operações até o fim da gestão. O último mutirão realizado pelo governo municipal, em abril teve 1.105 animais castrados, sendo 776 gatos e 329 cães. Além deste, a vereadora e militante pela causa animal, Denise Max (partido), realizou um mutirão que abrangeu 976 animais.
Devem ocorrer outros três mutirões de castração até o fim de 2024. O próximo mutirão da Secretaria de Meio Ambiente está marcado para o dia 17 de junho.