Policiais federais de Uberaba acompanharam manifestação nacional da categoria e realizaram, na manhã de ontem, uma paralisação de duas horas de duraçã das 9h às 11h. Os agentes estão descontentes com o texto da Lei Orgânica e com o tratamento dado aos policiais que ingressaram no Departamento da Polícia Federal (PF) no último concurso.
Os serviços administrativos e os agentes envolvidos em investigações pela manhã seguiram em atividades, mas os 18 policiais presentes na Delegacia da PF, sindicalizados, pararam. A decisão de cruzar os braços veio após assembleia geral da classe, promovida no dia 20 de agosto em Brasília (DF). O ato foi aprovado pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapefi) e pelo Sindicato dos Policiais Federais de Minas Gerais (Sinpef/MG).
Segundo Alexandre Taveira, delegado sindical da Delegacia de Polícia Federal de Uberaba, a reivindicação dos agentes é pela reestruturação da carreira e pelo reenquadramento dos policiais federais da terceira para a segunda classe. A reclamação é que os agentes de terceira classe, admitidos depois de 2004 e que representam 40% do efetivo, não conseguem ascender na carreira por conta da burocracia.
A manifestação dos policiais federais aconteceu em frente das delegacias, superintendências e demais unidades da PF.