ABADIA

Festa da padroeira será aberta com a coroação Pontifícia em 1º de agosto

Marconi Lima
Publicado em 22/07/2024 às 20:21
Compartilhar

A menos de dez dias para o início da festa em louvor à padroeira de Uberaba, Nossa Senhora D’Abadia, o Santuário Basílica divulgou a programação do evento, que terá sua abertura no próximo dia 1º, com a coroação Pontifícia da imagem. A celebração solene, com início marcado para as 19h, será presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto.

O papa Francisco concedeu a Coroação Pontifícia da Imagem de Nossa Senhora D’Abadia. A Coroação Pontifícia é o reconhecimento que o papa faz de uma devoção Mariana, ligada a uma imagem, venerada em uma região. Através deste ato, aquele título mariano e a sua devoção são expandidos para todo o mundo católico. 

A festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia acontece até o dia 15 de agosto, com o tema “Ensina-nos a rezar”, em preparação para o Jubileu da Esperança, que acontecerá ano que vem, em Roma.

A programação acontece como de costume, com carreata, terço, celebrações diárias com intenções específicas para cada dia, confissões e também a famosa quermesse. Mas neste ano haverá uma novidade para a Basílica.

A carreata está programada para acontecer no dia 3, a partir das 16 horas. Conforme a reitoria do Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia, a saída será da avenida Prudente de Moraes, no bairro Abadia, e percorrerá vias públicas em diversas localidades de Uberaba.

No encerramento, dia 15, estão programadas missas de hora em hora, com a coração da imagem da padroeira, às 18h30, e logo após haverá uma procissão pelas principais ruas do bairro Abadia.

Devoção. A devoção a Nossa Senhora da Abadia é muito antiga. Ela pertenceu a uma abadia (mosteiro cujo superior é um abade) conhecida como Mosteiro das Montanhas, que ficava na região do Bouro, por volta do ano 883. Quando os muçulmanos invadiram Espanha e Portugal, os monges fugiram e esconderam a imagem de Nossa Senhora. Muito tempo passou.

A devoção a Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil através dos portugueses, que se instalaram primeiramente na região do Triângulo Mineiro. Nessa região, várias cidades têm como padroeira Nossa Senhora da Abadia. Com o tempo, a devoção passou para Goiás, principalmente em Muquém e na antiga capital, Vila Boa, que ainda conserva sua igreja Matriz, construída no século XVIII. Atualmente, um dos locais mais famosos pelas romarias é o de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, antigo centro de garimpagem de diamantes. O Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia atrai todos os anos, no dia 15 de agosto, um grande número de devotos, e a procissão é famosa. Em Uberaba, também é grande a devoção a nossa Senhora da Abadia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por