Está marcada para os dias 21 e 22 de setembro a 4ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba. Em 2024, o festival contará com diversas novidades. Uma delas é a temática Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, que deve inspirar os restaurantes participantes.
Conforme antecipado pelo Sebrae Minas - Uberaba, um dos organizadores do evento, neste ano o festival sairá do Mirante Parque Netinho Guaritá e será realizado na Praça da Mogiana. Além disso, os restaurantes participantes serão orientados a cadastrar o prato concorrente no Geofood, uma plataforma internacional de Territórios Geoparque.
Em entrevista à Rádio JM em outubro de 2023, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Rui Ramos, antecipou que o Festival Gastronômico de Uberaba deve acrescentar a categoria dos ‘botecos’, que avaliará critérios como sabor, criatividade, apresentação, combinação dos ingredientes, atendimento e sustentabilidade. Segundo Rui, a solicitação da ampliação foi feita pela prefeita Elisa Araújo.
“Ano que vem queremos ampliar o festival. A prefeita pediu um planejamento para aumentar o número de restaurantes participantes, talvez incluindo também bares bons de periferia, pois o mineiro gosta do boteco, e vamos ampliar essa participação”, afirma.
No ano passado, o Circuito Gastronômico contou com a participação de 23 bares e restaurantes. Na categoria Prato Principal, o restaurante premiado foi: (1º) Panelinha Escondidinho, com o prato Costela de Adão Aparecido. Já na categoria Petisco, o campeão foi o restaurante Santa Brasa, com o prato Porquinho no Travesseiro.
O prêmio na categoria Prato Popular foi concedido à comida mais bem avaliada pelo público. Este ano, houve um empate entre dois restaurantes: Macarrão & Cia, com o prato Canelone ai se sesse, e a Sorveteria Sorriso, com o Sorvete Sorriso Mineiro.