FILA ELETRÔNICA

Fila eletrônica: pacientes à espera de procedimentos serão chamados a partir de sábado

A previsão até o fim de 2023 é de que sejam realizados mais de 60 mil exames e 37 mil consultas do agendamento eletrônico, de diversas especialidades, e cerca de 700 cirurgias eletivas

Publicado em 02/08/2023 às 09:34Atualizado em 02/08/2023 às 10:00
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Pacientes à espera de procedimentos e atendimentos na fila eletrônica começam a ser chamados no âmbito do Programa Saúde Avança Mais, da Prefeitura de Uberaba. As ações terão início neste sábado (5) com exames de colonoscopia e endoscopia, no Mário Palmério Hospital Universitário. A previsão até o fim de 2023 é de que sejam realizados mais de 60 mil exames e 37 mil consultas do agendamento eletrônico, de diversas especialidades, e cerca de 700 cirurgias eletivas.

Os procedimentos serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos hospitais Regional José Alencar, Mário Palmério e HC-UFTM. As cirurgias realizadas serão em ortopedia, cirurgia geral, urologia e ginecologia. O Hospital Hélio Angotti realizará os procedimentos oncológicos. A previsão é de que os pacientes comecem a ser chamados a partir do dia 12 de agosto, para reavaliação antes das eletivas

As eletivas contarão com recursos do programa Valora Minas e as consultas e exames de emenda parlamentar do ex-deputado federal Franco Cartafina e do Financiamento da Média e Alta Complexidades (MAC), pelo Ministério da Saúde.

“O foco é a redução de pacientes que estão na fila eletrônica à espera, para procedimentos de exames e consultas, além de atender à demanda de cirurgias eletivas que estão com as instituições hospitalares, visando assim menor tempo de espera e resolução do problema. Para isso, articulamos com todos os prestadores o aumento de vagas de exames, consultas e cirurgias, de forma concisa, para não afetar a rotina contratual e manter a qualidade do atendimento”, informou a secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha. 

A SMS destaca que a atualização dos dados é essencial para a marcação dos exames, das consultas e, por fim, do procedimento cirúrgico. Pacientes com dados errados ou desatualizados podem ser prejudicados, apesar de não serem excluídos da fila.

Para atualizar os dados é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência. É importante que os telefones sejam atualizados e que se o paciente não puder comparecer, avise com pelo menos dois dias de antecedência. Assim, outra pessoa pode ser acionada e ninguém sairá prejudicado.

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