Apuração das eleições ao Conselho Tutelar, em Uberaba (Foto/Leitor JM)
Eleitores em todo o país foram às urnas neste domingo (1º) para as eleições para o Conselho Tutelar. Em Uberaba, a votação foi dividida em três locais, onde cada eleitor deveria escolher cinco candidatos. Ao todo, 40 pessoas tiveram seus nomes aptos ao voto para ocupar uma das 15 vagas. Ao todo, 6.280 eleitores compareceram às seções neste domingo, segundo informações do presidente do Comdicau, Luiz Gustavo Raposo, aos ouvintes do JM News 1, da Rádio JM. O montante equivale a cerca de 19 mil votos válidos.
Confira quem são os 15 novos conselheiros tutelares:
Erika Ribeiro - 1.103 votos
Ana Julia Ripposati - 1.092 votos
Melissa Cunha - 1.021 votos
Cassia Silva - 879 votos
Zezinha Basílio - 855 votos
Rosana Nicolino - 777 votos
Erika Borges - 766 votos
Naiara Borges - 757 votos
Pretta Moreno - 703 votos
Letícia Nogueira - 624 votos
José Marcos - 619 votos
Luis Claudio - 549 votos
Elci Nunes - 539 votos
Vanessa Stefany - 533 votos
Paula Pires - 533 votos
Os novos conselheiros tomam posse em janeiro, com mandato até 2027. Os demais candidatos assumem suplência, de acordo com a própria votação. Entre os eleitos, três conselheiras foram reconduzidas (Melissa Cunha, Cassia Silva e Elci Nunes), de um total de oito que buscavam a reeleição.
A eleição para conselheiros tutelares em Uberaba começou com atraso devido à falta de mesários convocados neste domingo (1º). Prevista para iniciar às 8h, a votação começou com cerca de 30 minutos de atraso e reclamação de eleitores ao Jornal da Manhã. Segundo a comissão eleitoral, alguns dos mesários convocados não compareceram aos locais de votação, atrasando o início do pleito.
Pedidos de impugnações e eventuais denúncias referentes à votação e ao resultado da eleição devem ser protocolados até às 17h desta sexta-feira (6), pelo e-mail comdicau@gmail.com ou presencialmente na sede da Casa dos Conselhos, na Rua Artur Machado, 553 - Centro.
Os protocolos e recursos apresentados pelas defesas serão avaliados até 26 de outubro pela Comissão Eleitoral organizadora do processo de escolha. A Comissão é formada por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau).
O resultado definitivo da eleição está previsto para ser divulgado no dia 27 de outubro. Os 15 conselheiros mais votados serão eleitos para o mandato de 2024 a 2027, ficando os demais como suplentes.
A seleção dos novos conselheiros tutelares é dividida em quatro etapas: inscrição, prova escrita, avaliação psicológica e a eleição dos habilitados por meio do voto direto, realizada neste domingo. Os novos membros do Conselho Tutelar de Uberaba tomarão posse em janeiro do próximo ano.