Com a apresentação de duas companhias de Folias de Reis, como parte das celebrações do dia que homenageia os Três Reis Magos das religiões cristãs, o projeto “Natal no Parque” foi encerrado ontem em grande estilo.
Realizado pela ABCZ e apoiado pela Fundação Cultural de Uberaba, em parceria com a Prefeitura, o evento foi iniciado no dia 10 de dezembro, abrindo o calendário oficial da programação natalina da cidade.
Atraindo grande quantidade de uberabenses e, especialmente, famílias inteiras, para atividades que incluíram apresentações musicais, teatrais, queima de fogos, decoração natalina e praça de alimentação, o evento apresentou números expressivos que podem contribuir para sua consolidação como programa anual: 700 mil luzes, 38 expositores e 150 mil participantes. “Em minha avaliação, um presente para a cidade, pois, a Prefeitura comprou a ideia e a FCU valorizou as noites com apresentações artísticas. Além, é claro, do réveillon no parque que foi muito bom e tranquilo”, garante Rodrigo Mateus de Oliveira, presidente da Fundação Cultural.
Segundo dados da Guarda Municipal, somente na virada do ano, o Parque Fernando Costa recebeu 20 mil pessoas. De acordo com o chefe de policiamento da GM, Marco Túlio Gianvecchio, não houve registro de ocorrências graves durante a realização das atividades. “Mantivemos 14 guardas no local, 12 internamente e outros dois na área externa de ônibus e não tivemos nenhum problema com crimes ou acidentes”, afirma.
De acordo com o capitão Eurípedes Nelson Rodrigues, chefe da seção de planejamento e operações da PM, a entidade também não recebeu nenhuma chamada para atendimento.
“Queremos tornar o evento permanente, ao passo que é gratuito, e causou uma mobilização popular muito grande entre os uberabenses”, finaliza Mateus.