O objetivo foi tratar do acolhimento de todas as pessoas em suas especificidades e particularidades (Foto/Divulgação)
A segunda edição do Fórum de Inclusão e Diversidade (FID) promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) trouxe a temática Reflexões e Perspectivas sobre Inclusão e Diversidade no IFTM, colocando no centro de discussões de palestras, mesas-redondas e rodas de conversa assuntos como educação especial, diversidade sexual e de gênero, educação para as relações étnico-raciais, tecnologias assistivas, ações afirmativas, violência no contexto escolar, dentre diversos outros.
De acordo com os organizadores do evento, o objetivo foi tratar do acolhimento de todas as pessoas em suas especificidades e particularidades, um dos grandes desafios da sociedade, de forma geral, e das escolas, de forma particular. Também foi tratada a reflexão sobre o que é a verdadeira inclusão num ambiente escolar e suas possíveis e diversificadas práticas, de forma a se garantir acesso ao ensino e à educação, amparados pela constituição brasileira, mediante relações sociais baseadas em dignidade e respeito.
O evento foi realizado com programação presencial e on-line e transmissão ao vivo pelo canal do IFTM no YouTube. Estudantes e servidores de diversos campi da instituição marcaram presença no Fórum, que vem conquistando cada vez mais espaço e ganhando cada vez mais força dentro do contexto institucional.
“Além de espaço para compartilhamento de conhecimento, o FID do IFTM está sendo reconhecido como lugar de acolhimento e fortalecimento da comunidade acadêmica em suas diversas demandas de inclusão”, destacou Patrícia Campos, presidente da comissão organizadora do Fórum e coordenadora de Ações Inclusivas e Diversidade do Instituto.
A abertura do II Fórum de Inclusão e Diversidade do IFTM foi realizada no auditório do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e contou com a participação da reitora da instituição, Deborah Santesso Bonnas, e do diretor-geral do referido campus, Marcelo Ponciano da Silva, futuro reitor do Instituto.