
De acordo com o denunciante, que esteve no cemitério na manhã desta segunda-feira (5), a queda de árvores e o acúmulo de galhos dificultam a circulação e causam sensação de descuido (Foto/Reprodução)
O Cemitério São João Batista, em Uberaba, foi alvo de reclamação ao Jornal da Manhã após a forte tempestade registrada na cidade, que teria ocasionado a queda de árvores, resultando na obstrução de algumas vias no local. Segundo relato de um frequentador, o espaço apresenta sinais de abandono, cenário agravado pelo temporal que atingiu o município no dia 26 de dezembro. Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) disse que as vias internas já foram liberadas e que equipes realizam a retirada dos trocos e galhos, com manutenção em andamento.
De acordo com o denunciante, que esteve no cemitério na manhã desta segunda-feira (5), a queda de árvores e o acúmulo de galhos dificultam a circulação e causam sensação de descuido. Registros feitos em vídeo mostram danos provocados pela chuva intensa, fenômeno que também causou transtornos em outros pontos da cidade.
Procurada pela reportagem, a Sesurb informou que tem conhecimento da situação no Cemitério São João Batista e que acompanha os impactos causados por eventos climáticos extremos. Segundo a pasta, as ruas internas do cemitério já foram desobstruídas após o temporal, garantindo a circulação e a segurança dos visitantes.
Conforme a secretaria, a partir desta segunda-feira, equipes iniciaram a retirada dos materiais verdes que caíram no interior do cemitério e ainda permanecem no local. “A limpeza de rotina é feita por empresa contratada e os serviços também estão sendo retomados normalmente nesta data, em apoio à equipe de Saneamento Urbano que está executando a remoção do material acumulado e a regularização das áreas afetadas”, destacou.
A administração municipal ressaltou ainda que, durante o período chuvoso, o crescimento do mato ocorre de forma mais acelerada, o que pode impactar a manutenção dos cemitérios municipais. Apesar disso, segundo o Executivo, os serviços de capina e conservação são executados de forma regular e intensificados conforme cronograma técnico, especialmente após episódios de chuva intensa.