Funcionário de empresa terceirizada da Codau, que atua na limpeza urbana, estaria fazendo campanha eleitoral durante o horário de trabalho
Trabalhador da Codau foi flagrado com adesivo de candidato a vereador pregado em uniforme, em Uberaba (Foto/Leitor JM)
Prestador de serviço de empresa terceirizada da Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) é flagrado com adesivo de campanha eleitoral durante o trabalho. O caso teria ocorrido no bairro de Lourdes, na manhã dessa sexta-feira (30). Ele estaria com um adesivo de candidato a vereador pregado no uniforme, durante o expediente.
Ao Jornal da Manhã, denunciante informou que também estaria ocorrendo panfletagem por funcionários do setor de limpeza da autarquia.
Conforme a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610, é proibido ceder servidores públicos ou pessoas empregadas pela administração para comitês de campanha durante o horário de expediente normal. A regra se aplica, inclusive, para a administração direta ou indireta federal e estadual. Até mesmo o uso de seus serviços nos comitês é vedado, com exceção a pessoa servidora ou empregada que estiver licenciada.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Codau em busca de um posicionamento sobre o caso. Em nota, a autarquia alega que o fato não envolve servidor público e trata-se de um funcionário de empresa terceirizada contratada pela Codau para o serviço de limpeza urbana na cidade. “Ao tomar conhecimento da situação, a autarquia fez um comunicado à empresa em questão, relatando que tal atitude não é permitida e, portanto, não deve se repetir”, afirma a nota.