Doação de sangue no hemocentro de Uberaba (Foto/Jairo Chagas/Jornal da Manhã)
Após questionamentos de leitores ao Jornal da Manhã, o Coordenador da Fundação Hemominas em Uberaba, Paulo Henrique Juliano, nega que a unidade esteja diminuindo o horário de funcionamento. Além de reforçar que a unidade está em pleno funcionamento, sem previsão de redução, a perspectiva é que haja aumento.
Atualmente, a unidade funciona no período matutino, das 7h30 às 11h30, e no período vespertino, das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. A fundação também realiza o recolhimento de sangue no sábado, pela manhã, das 7h30 às 11h.
“E toda segunda quarta-feira do mês, nós fazemos um dia de coleta noturna. Às vezes, futuramente, nós vamos fazer mais um dia de coleta noturna, porque é um dia que o pessoal gosta de fazer doação. Não tem a coleta de manhã, mas tem à tarde, começa às 16h e vai até 20h. Porque as pessoas trabalham e não têm condições de ir no período da tarde”, explica.
No início do ano, o estoque de sangue no hemocentro passou por problemas de abastecimento, superados após o fim do período de carnaval. No entanto, a fundação ainda precisa de ajuda para manter esse estoque estabilizado. Hoje, as doações de sangue A+ se encontram 40% abaixo do ideal.
Doação de sangue no hemocentro de Uberaba (Foto/Jairo Chagas/Jornal da Manhã)
A reportagem do Jornal da Manhã também entrou em contato com a sede da Fundação Hemominas em Belo Horizonte. A instituição alega que a informação está sendo averiguada, porém, não houve divulgação de notícia desse tipo. A fundação reforça ainda que, nesta quarta-feira (31), os tipos O+ e O - estão com estoque em situação crítica.
“Os tipos A positivo, A negativo, B negativo e AB negativo estão em estado de alerta. Já o tipo B positivo está em estado adequado. Por sua vez, o tipo sanguíneo AB positivo está em situação estável. Em termos numéricos, no geral, estamos com queda de cerca de 35% nos tipos sanguíneos negativos e 30% nos tipos sanguíneos positivos”, pontua em nota.