Parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) e empresários tem feito parte do comércio da cidade investir em opções de pagamento com cheque.
O programa da CDL funciona através da garantia de cheques, o que reduz o prejuízo causado por suas devoluções, minimizando os riscos para os lojistas e incrementando a venda com cheques. Ao receber um cheque, o vendedor pode efetuar a consulta e, em seguida, fazer o cadastro do cliente.
José Eurípides, gerente de loja especializada em eletroeletrônicos e informática, conta que o parcelamento em cheques tem chamado a atenção do consumidor. “Como o cheque não apresenta juros, tem mais flexibilidade para trabalhar e oferecer mais descontos ao consumidor. A saída de produtos na loja tem sido bem significativa”, completa José.De acordo com o SPC/Uberaba, em dezembro de 2010 foi notificada a redução em (-) 22,28% nos registros de
cheques sem fundos.
Data do cheque. Com a mudança de ano, é importante o consumidor que opta pelo pagamento em cheque ficar atento. Pois com o objetivo de evitar que, no início deste ano, uma grande quantidade de cheques seja devolvida em consequência de erros de preenchimento no campo “data” (2010 em vez de 2011), a Federação Brasileira de Bancos recomendou a seus associados que, no decorrer de janeiro, examinem os cheques, verificando a sequência numérica pela data de entrega do talão ou de folhas. Por isso, a entidade orienta os clientes para que, em caso de preenchimento com data incorreta nesse período, não rasurem o documento.