O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, em parceria com a Universidade de Uberaba e o Comitê de Cidadania Empresarial do Vale do Rio Grande, apresentaram ontem a Gincana Vivenciando os Três Rs. O projeto, na 2ª edição, promoverá ações de coleta seletiva em postos específicos, educação ambiental, oficinas em escolas e palestras em empresas da cidade.
Além dos recicláveis comuns, a gincana incentiva a coleta do óleo de cozinha usado, sucata de informática, pilhas e baterias, e lacres das latinhas de alumínio. De acordo com Mariângela Camargos, coordenadora de Instituto Social da Agronelli, o grande objetivo do projeto é mobilizar a comunidade para as questões socioambientais e da infância e adolescência. “Terá também a venda de sacolas e camisetas sustentáveis e todos os recursos serão direcionados para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba”, afirma.
Ainda segundo Mariângela, através da articulação da campanha, foi possível aumentar de R$ 270 mil para R$ 400 mil o recurso do fundo. “Todo o dinheiro será revertido para instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, diz ela.
Entre as entidades assistidas estão o Instituto de Cegos do Brasil Central, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Casa Lares Vida Viva, a Casa Dia e outras dezenas de creches e associações cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba.
Também são parceiros do projeto o Comitê de Cidadania Empresarial do Vale do Rio Grande, Receita Federal, Sindicato dos Contabilistas e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Postos de coleta. A gincana mobilizou diversos setores e empresários da cidade e os materiais recicláveis e óleo de cozinha usado podem ser entregues no Instituto Agronelli, ABCZ, Uniube, UFTM, Facthus, Fazu, Cefet, Senai e Escola Técnica Estadual (Etec) e Correio Central e Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro.