ATENDIMENTO PEDIÁTRICO

Hospital da Criança nega debandada de médicos, mas reduz atendimentos a convênios

Em esclarecimento, a presidente da instituição explicou como funciona o atendimento na unidade, sem a saída de médicos

Daniela Miranda
Publicado em 23/05/2023 às 12:52
Compartilhar
Hospital da Criança (Foto/Jairo Chagas)

Hospital da Criança (Foto/Jairo Chagas)

Após circular nas redes sociais informações de cartazes que alertavam para uma possível redução no atendimento do Hospital da Criança, o Jornal da Manhã apurou suposto caso de debandada de funcionários. Em resposta ao JM, a presidente da instituição, Cida Magnabosco, negou os rumores de saída de médicos e afirmou que o número de profissionais não sofreu alterações antes ou depois do anúncio da suposta intervenção

Em relação aos cartazes, Cida Magnabosco esclareceu que foi colocado um aviso à população, mas que se refere aos convênios privados “e é apenas em alguns dias e horários”, disse, em nota. Ela ressaltou que a prioridade do Hospital da Criança é garantir o preenchimento das escalas do Sistema Único de Saúde (SUS), visando atender às necessidades da população. 

A presidente esclareceu ainda como funciona o corpo técnico atualmente. “Nossa equipe técnica de Enfermagem é composta de 44 profissionais e de 12 enfermeiras. Temos em torno de 40 que atendem no Pronto Atendimento do Hospital”, reforçou Cida. 

No Pronto Atendimento do SUS, cada plantão conta com cinco médicos fixos, três durante o dia e dois durante a noite, ou vice-versa. “São plantões de 3, 4 e 6 horas, de acordo com a disponibilidade do médico, cobrindo a escala. Em cada plantão no PA do SUS trabalham dois enfermeiros por dia e quatro técnicos de enfermagem por dia, em plantão de 12 x 36”, explicou.  

Cida esclareceu também sobre a quantidade média de pacientes. “Passam em média por dia no hospital, 200 crianças, sempre nas segundas-feiras o volume é maior. O aumento do volume começa às 10h e vai até 22h”.  

O tempo médio de atendimento varia de acordo com a condição de saúde de cada paciente. "Cada caso é um caso. Se é uma crise convulsiva, se é uma sutura, se é um caso que requer mais atenção, depois de examinar, pedir exames, realmente é mais demorado. Se é um caso que precisa hidratação ou paciente ficar em observação, o médico além de atender tem que fazer a prescrição e ir fazendo as reavaliações. O paciente volta para trazer resultado de exames e é uma nova consulta. Se é problema respiratório (asma, bronquite) tem que fazer Puff com as medicações próprias, de 20 em 20 minutos, no mínimo 3 e (ser reavaliado após) e verificar o Raio X que será realizado depois de Puffs. São muitos detalhes no atendimento em pediatria”.  

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por