(Foto/Divulgação)
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) divulgou o balanço dos atendimentos em 2023. Foram mais de 9.900 atendimentos entre pequenos e grandes animais, além de animais silvestres e consultas para vacinas. Foram 4159 atendimentos em pequenos animais, 196 em grandes animais e 612 em animais silvestres. Além disso, mais de 40.600 procedimentos foram realizados entre exames laboratoriais e de imagem, procedimentos anestésicos, cirúrgicos e não cirúrgicos, odontológicos, oftalmológicos e oncológicos.
Uma das principais mudanças em 2023 foi a implementação do Núcleo de Qualidade, que tem como foco fortalecer protocolos e processos, principalmente no Setor de Internação de Pequenos Animais e no Bloco Cirúrgico. “As inovações do HVU estão alinhadas com as práticas globais mais avançadas na saúde animal. Estudos indicam que protocolos rigorosos em internação e cirurgia diminuem significativamente os riscos de infecções e complicações pós-operatórias, contribuindo para uma recuperação mais rápida e segura dos pacientes. Além de elevar o padrão de cuidado veterinário, estas melhorias fortalecem a confiança dos tutores e dos parceiros institucionais nos serviços do HVU, consolidando-o como um centro de excelência em saúde animal em Uberaba e região”, explica o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.
Os animais chegam ao hospital através do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Uberaba, além de consultas agendadas por tutores. “O HVU em 2023 continuou a fortalecer as suas parcerias, que têm sido coadjuvantes para a excelência no atendimento aos pets, abrangendo uma variedade de organizações e especialistas, cada uma contribuindo significativamente para o impacto positivo do HVU na comunidade e na saúde animal e que continuaram em 2024. As instituições são: Ministério Público do Estado de Minas Gerais; Forças de Segurança, atendendo os cães da Polícia Militar, Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal e Penitenciária; Polícia Militar Ambiental; Prefeitura Municipal de Uberaba, atendendo animais pertencentes a famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, além de médicos-veterinários especialistas em áreas como oncologia, cardiologia e dermatologia eleva o padrão de cuidado no HVU, garantindo tratamentos avançados e personalizados no mesmo nível dos melhores Hospitais Veterinários de Minas Gerais”, destaca o gerente clínico.
E a expectativa com a expansão das atividades do Núcleo de Qualidade em 2024 é alta. “O escopo de ação deste núcleo se ampliará além do já consolidado Setor de Pequenos Animais, abrangendo agora os setores de Animais Silvestres, Grandes Animais, Diagnóstico por Imagem e o Laboratório Clínico. Essa ampliação é uma promessa de elevar ainda mais o padrão de atendimento e cuidado em todas as áreas, garantindo que cada setor do hospital opere segundo os mais elevados critérios de qualidade e eficiência. Além disso, um programa intensivo de capacitação e treinamentos está planejado, focando na atualização e expansão dos conhecimentos em diagnóstico e tratamento. Essa iniciativa assegura que a equipe do HVU permaneça na vanguarda das práticas veterinárias, oferecendo um atendimento excepcional aos seus pacientes”, finaliza Yudi.
Nova estrutura
Em breve o HVU terá novo endereço. A obra da nova estrutura terá início em fevereiro, e conta com uma área de mais de 9 mil m² e contará com cerca de 3 mil m² de construção. “O curso de Medicina Veterinária tem 25 anos de história e vai ganhar muito com esse novo espaço dentro do nosso complexo educacional. O local definido é uma vantagem da nova estrutura do HVU, afinal, será dentro do campus aeroporto da Uniube, que vai facilitar muito a participação dos nossos alunos tanto de graduação quanto de pós-graduação, desde o primeiro período, podendo imergir nesse espaço de aprendizagem, extensão e pesquisa. Todos os serviços do antigo hospital serão mantidos e vários outros serão agregados, como fisioterapia e oncologia animal, a implementação de novos laboratórios além dos que já contamos e há a possibilidade de construirmos um crematório de pequenos animais, serviços que serão ser de grande valia para a comunidade uberabense e região, e para nossos alunos”, avalia o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, e diretor executivo do HVU, André Fernandes.
Educação
O Hospital Veterinário da Uniube é o principal palco de formação do Médico Veterinário que realiza a graduação na Universidade do Agro, além de atender as diretrizes curriculares nacionais de 2019, que exigem que a Instituição de Ensino tenha um hospital próprio e que atenda às necessidades de formação do aluno.
“O HVU atua em diversas áreas e proporciona aos alunos as mesmas condições do mercado de trabalho. Nosso projeto pedagógico é executado de forma íntegra, onde, por exemplo, no 9° período, o aluno participa de práticas hospitalares com 85% da carga horária acontecendo dentro do hospital veterinário, o que possibilita que alunos da graduação e pós-graduação (mestrado em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos), tenham uma formação plena. Além disso, temos programas de aprimoramento nas diversas áreas da formação, que estão contempladas dentro do HVU, que atua há 24 anos e continua sendo a principal ferramenta e diferencial do nosso curso, com professores, mestres e doutores que garantem a utilização plena da infraestrutura da Universidade para a formação dos Médicos Veterinários. Temos egressos que trabalham na Europa, Estados Unidos, na América Central e América do Sul, o que demonstra que estão bem formados e exercendo a profissão em várias partes do mundo”, pontua o gestor do curso de Medicina Veterinária, Eustáquio Resende Bittar.