Ao todo, foram destinadas 40 aves, sendo 13 adultos e 27 filhotes, entre araras, corujas e periquitos, além de um filhote de cervídeo e um jabuti adulto (Foto/Divulgação)
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) encaminhou mais de 40 animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Patos de Minas (CETAS). Segundo o coordenador do hospital, Cláudio Yudi, todos os animais transferidos são resgatados e devem passar por reabilitação, para posterior soltura na natureza.
Ao todo, foram destinadas 40 aves, sendo 13 adultos e 27 filhotes, entre araras, corujas e periquitos, além de um filhote de cervídeo e um jabuti adulto. Yudi explica que os animais são resgatados e encaminhados ao HVU pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar Ambiental.
"Têm três formas de receber animais aqui no hospital: animais resgatados da natureza, devido a um acidente, por exemplo. Animais que são entregues à polícia, entrega espontânea, e o terceiro caso é de apreensão, por exemplo, a pessoa tem um papagaio ilegal, e esse papagaio é apreendido porque não tem origem", explica.
Conforme Yudi, os animais precisam ser transferidos para o CETAS para que outros resgatados possam ser tratados e abrigados. Em alguns casos, os animais são soltos em habitat natural na região de Uberaba. Mesmo após a transferência de 43 animais, o hospital ainda conta com cerca de 20 pacientes em tratamento e reabilitação. Somente neste ano, 433 animais silvestres resgatados já passaram pelo HVU. A demanda é de um animal resgatado por dia.
O tratamento desses animais é realizado por meio de parceria entre o hospital e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que envia recursos. Neste ano, o valor chegou a R$ 93 mil. Os recursos são gerenciados pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba - FUNEPU e monitorados pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (NIEA - TM/AP).
"Por exemplo, se eu estou precisando de gaiolas novas para as aves, o Dr. Carlos [Valera] passa o recurso para a Funepu que faz a licitação para nós. E o Dr. Valera libera recurso para o projeto [de cuidado] dos galos de rinha e para os animais da força de segurança. A gente atende também os cães dos bombeiros, da Polícia Militar, da Guarda Civil e da Penitenciária", finaliza Cláudio Yudi.