GRAVE

Idosa de 85 anos consegue vaga para transfusão após quatro dias de espera em UPA de Uberaba

Larissa Prata
Publicado em 22/08/2025 às 11:36Atualizado em 22/08/2025 às 11:50
Compartilhar

Internada há quatro dias em unidade de pronto atendimento (UPA) em Uberaba, idosa de 85 anos aguarda vaga para a realização de uma transfusão de sangue. Familiares da paciente acionaram a reportagem do Jornal da Manhã, preocupados com a piora gradativa do quadro sem que uma resposta efetiva seja dada de quando a mulher receberá o tratamento necessário. Acionadas pela reportagem, tanto a Sociedade Educacional Uberabense quando a Secretaria Municipal de Saúde reafirmaram esforços para solucionar a situação o mais brevemente possível. Segundo o Complexo Regulador, a vaga foi aprovada nesta sexta-feira (22). 

A neta da idosa relata ao Jornal da Manhã que a avó está na UPA Mirante desde o dia 19 de agosto. "Ela precisa de uma vaga urgente no Hospital Escola para uma transfusão de sangue e, no prontuário, ela corre risco de morte, a plaqueta dela está muito baixa, a hemoglobina está 5, e com 7 já é gravíssimo. A UPA não quer colocar ela na vaga zero e o médico que acompanha ela disse que e ela vai morrer a qualquer momento por falta de uma transfusão, por negligência da UPA não quer transferir ela", se preocupa a denunciante.

A jovem ainda relata que a avó teve piora significativa desde a admissão e que não come há três dias. "Agora começou a vomitar sem parar", acrescenta.

Ao Jornal da Manhã, o Complexo Regulador confirmou que a vaga para a transferência da idosa foi aprovada nesta sexta-feira (22). 

Diante do caso, a reportagem do JM acionou a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), gestora das UPAs de Uberaba, e também a Secretaria Municipal de Saúde. 

Em nota, a SEU esclarece que a transfusão de sangue só pode ser realizada em ambiente hospitalar e que a paciente foi inserida no sistema de regulação de leitos no dia 19. Desde então, está aguardando vaga. "No momento, não se enquadra como vaga zero, conforme o protocolo definido pela Secretaria Municipal de Saúde. Entretanto, diante da piora do quadro clínico e laboratorial da paciente, no dia 20, a equipe da UPA Mirante solicitou prioridade na transferência e empenha-se ao máximo na assistência, dentro de suas possibilidades", diz a nota.

Também em nota, a Secretaria de Saúde informou a aprovação da regulação da vaga para a idosa nesta sexta. "Importante informar que a SMS acompanha o caso de perto, via Complexo Regulador, assim como de todos os pacientes internados na rede, e destaca o monitoramento dos serviços de saúde prestados nas UPAs São Benedito e Mirante, bem como nas unidades hospitalares da cidade em decorrência do volume de atendimentos. Os casos classificados como “vaga zero” ou não, e os que demandam prioridade na regulação, seguem sendo assistidos conforme o grau de urgência e criticidade de cada paciente", diz trecho da nota enviada ao JM.

A Saúde ainda pontua que "para garantir maior agilidade e efetividade nos atendimentos, e disponibilização de leitos, o município mantém em operação equipes especializadas de desospitalização, do programa Melhor em Casa, além de fiscais que atuam diretamente nas unidades, avaliando situações e orientando fluxos. Com relação ao quadro clínico dos pacientes, os laudos são repassados somente aos familiares e responsáveis conforme estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)".

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por