As vagas são para diversos campi da instituição para ingresso no 1º semestre de 2024. Interessados devem se inscrever para a seleção de 9 de outubro a 9 de novembro pela internet a um custo de cinquenta reais
Ao todo, 240 vagas são destinadas aos campi em Uberaba (Foto/Divulgação)
O processo seletivo 2024/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) foi lançado e em se tratando de cursos de graduação, a instituição está ofertando 870 vagas para seus diversos campi, com exceção apenas do IFTM Campus Avançado Campina Verde, que oferece apenas cursos técnicos. As vagas são para ingresso no 1º semestre de 2024.
Interessados devem se inscrever para a seleção de 9 de outubro a 9 de novembro pela página de Ingresso do IFTM a um custo de R$50,00 (cinquenta reais). Candidatos que não tiverem acesso à internet podem comparecer a qualquer unidade do IFTM para realizarem sua inscrição, dentro do horário estabelecido no edital que rege a seleção.
O ingresso nos cursos de graduação da instituição acontece de duas formas: utilização de nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado entre os anos de 2010 a 2022, desde que o candidato não tenha obtido nota zero na redação, ou realização de prova de redação, aplicada no dia 10 de dezembro, das 14h às 16h, nas cidades de Ituiutaba; Campina Verde; Patos de Minas; Patrocínio; Paracatu; Uberaba; Uberlândia; Coromandel; Ibiá e João Pinheiro. Cabe aos candidatos escolherem, no momento da inscrição, a forma de seleção que desejam.
Os cursos superiores ofertados no edital 16/2023 são presenciais e podem ser do tipo bacharelado, licenciatura e tecnologia. As vagas estão assim distribuídas:
IFTM Campus Ituiutaba (175 vagas): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (35 vagas); Tecnologia em Alimentos (35 vagas); Tecnologia em Automação Industrial (35 vagas); Tecnologia em Processos Químicos (35 vagas) e Bacharelado em Ciência da Computação (35 vagas);
IFTM Campus Paracatu (105 vagas): Bacharelado em Administração (40 vagas); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (35 vagas) e Bacharelado em Engenharia Elétrica (30 vagas);
IFTM Campus Patos de Minas (40 vagas): Bacharelado em Administração;
IFTM Campus Patrocínio (105 vagas): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (35 vagas); Bacharelado em Engenharia Elétrica (35 vagas) e Tecnologia em Gestão Comercial (35 vagas);
IFTM Campus Uberaba (180 vagas): Bacharelado em Administração (40 vagas); Licenciatura em Ciências Biológicas (35 vagas); Bacharelado em Engenharia Agronômica (35 vagas); Licenciatura em Química (35 vagas) e Bacharelado em Zootecnia (35 vagas);
IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (60 vagas): Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (30 vagas) e Bacharelado em Engenharia de Computação (30 vagas);
IFTM Campus Uberlândia (105 vagas): Tecnologia em Alimentos (35); Bacharelado em Engenharia Agronômica (40 vagas) e Bacharelado em Engenharia de Alimentos (30 vagas);
IFTM Campus Uberlândia Centro (100 vagas): Licenciatura em Computação (30 vagas); Tecnologia em Marketing (40 vagas) e Tecnologia em Sistemas para Internet (30 vagas).
Para quem não puder arcar com o valor da taxa de inscrição, o IFTM conta com o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição. Para isso, candidatos devem ler com atenção os editais e analisarem se se enquadram nos requisitos definidos.
Em caso de enquadramento, a solicitação da isenção deve ser requerida de 9 a 27 de outubro mediante realização de inscrição, preenchimento de ficha própria e envio de documentos que comprovem a situação.
O IFTM dispõe também de políticas de reserva de vagas e de ações afirmativas. Assim, do total de vagas ofertadas em cada edital de processo seletivo, 60% são destinadas a candidatos optantes por tal sistema e 5% a pessoas com deficiência. Candidatos que não se enquadram em nenhum dos grupos de concorrência definidos nos editais participam da seleção como ampla concorrência, que fica com 35% das vagas.
Todos os candidatos aprovados nas vagas reservadas e nas ações afirmativas devem comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração.
Mais informações na página de Ingresso do IFTM e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência e ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pela instituição.
A novidade dos processos seletivos 2024/01 do IFTM é que a logística e operacionalização está sob a responsabilidade da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) mediante contrato firmado entre as instituições. Ao IFTM cabe o planejamento e a coordenação das seleções.
Candidatos que tiverem dúvidas em relação aos processos seletivos devem então entrar em contato com a Fundatec por meio de sua página na internet ou pelos telefones (51) 3320-1000 (para Porto Alegre/RS) ou 0800 035 2000 (para interior do Rio Grande do Sul e outros Estados).