Servidores do IFTM participaram do 2º Fórum de Tecnologia da informação, quando foram debatidos desafios, soluções e inovações (Foto/Divulgação)
A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou o 2º Fórum de Tecnologia da Informação dos campi do IFTM (2º Fortic), reunindo servidores da área de Tecnologia da Informação (TI) para debater desafios, soluções e inovações tecnológicas na transformação digital. Com o tema “Privacidade e Segurança na Transformação Digital da Instituição”, o evento também incentivou o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de networking entre os participantes.
A abertura do evento contou com a palestra de Luciano Pimenta, especialista da LDC Soluções, intitulada “Fortalecendo a Segurança da Informação: estratégias e desafios no Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) da Secretaria de Governo Digital”. Pimenta destacou os desafios da segurança da informação e os principais frameworks de cibersegurança utilizados na gestão pública.
A equipe da Fortinet, empresa que atua na área de segurança cibernética; Bráulio, engenheiro de sistemas, e Denise, gerente regional da empresa, apresentaram o ecossistema de soluções de cibersegurança da empresa. Os participantes também conheceram as tecnologias que suportam soluções institucionais durante uma visita guiada às instalações de Tecnologia da Informação da Reitoria.
O evento contou também com a apresentação do coordenador de Infraestrutura em TIC, Deusdete Vieira, que detalhou os projetos de conectividade, como a expansão da rede Wi-Fi, a implementação da rede Eduroam e a ampliação da VPN nos campi. Esse momento foi marcado por uma rica troca de experiências entre os participantes.
Lídia Bononi, diretora de TIC, explicou a evolução do Fortic, que começou de forma on-line em fevereiro de 2024: “Essa é a segunda edição do evento; a primeira ocorreu de modo on-line no início do ano. A ideia de realizar essa edição presencial foi justamente para proporcionar que os servidores se encontrassem, se aproximassem e conhecessem as instalações da Reitoria. A ideia é que, nos próximos anos, o fórum aconteça em outros locais, mas essa primeira edição presencial teve o objetivo de apresentar as instalações da Reitoria.”
A diretora anunciou ainda o planejamento das futuras edições: “O fórum vai acontecer sempre duas vezes ao ano, uma versão on-line no primeiro semestre e uma presencial no segundo semestre. O pessoal gostou dessa proximidade, pois sente falta desse contato mais direto. Essas ações, não só com a TI, mas com outros fóruns que temos acompanhado, são muito positivas para fortalecer o espírito de unidade no IFTM”.