A denúncia foi feita ao JM e questionada suposto desperdício do alimento
Reitoria do IFTM, em Uberaba (Foto/Divulgação)
Denúncia feita ao Jornal da Manhã aponta o descarte de cerca de 500 litros de leite na escola fazenda do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), campus Uberaba. Em nota, a instituição confirmou o ocorrido e explicou que a ação foi necessária uma vez que o produto foi classificado como impróprio para o consumo. A notícia foi dada em primeira mão pela coluna Falando Sério, assinada pelo jornalista Wellington Cardoso.
O leite seria proveniente da semana entre os dias 5 e 11 de março e, segundo informou o IFTM, se destinava a uma empresa terceirizada de laticínio, que retira regularmente o produto da propriedade. “Em uma destas retiradas, a empresa alegou pontualmente inconformidades com a qualidade do produto e, por conta disso, não procedeu com a retirada do quantitativo estocado, uma vez que este fora classificado como impróprio para consumo”, diz, em nota.
O IFTM ainda alega que, “prezando pela responsabilidade administrativa quanto aos recursos públicos utilizados, assim como pela qualidade/segurança dos produtos aqui produzidos (neste caso um alimento)”, providenciou o descarte do produto, conforme exigências da legislação vigente.
Ainda conforme nota, a instituição providenciou a eliminação das possíveis causas que possam ter contribuído com a qualidade imprópria do leite, ajustando os procedimentos operacionais. “Reforçamos nossa preocupação com a segurança dos nossos produtos, assim como com a ética nos processos produtivos alinhados à legislação pertinente”, finaliza a nota.
Confira a nota na íntegra:
A Direção Geral do IFTM Campus Uberaba esclarece que o leite produzido na instituição é destinado para uma empresa terceirizada de lacticínios que retira regularmente o produto em nossa propriedade.
Em uma dessas retiradas, a empresa alegou, pontualmente, inconformidades com a qualidade do produto e, por conta disso, não procedeu com a retirada do quantitativo estocado, uma vez que esse fora classificado como impróprio para consumo.
O IFTM Campus Uberaba, prezando pela responsabilidade administrativa, quanto aos recursos públicos utilizados, assim como pela qualidade e segurança dos produtos aqui produzidos providenciou o descarte do produto, conforme exigências da legislação vigente.
Em paralelo, agimos no sentido de eliminar as possíveis causas que possam ter contribuído com o fato, ajustando os procedimentos operacionais.
Reforçamos nossa preocupação com a segurança dos nossos produtos, assim como com a ética nos processos produtivos alinhados à legislação pertinente.