SEGURANÇA

IFTM reforça segurança e solicita a realização de rondas à PM e GCM

O IFTM informou ainda que reativou o Comitê de Crise para trabalhar medidas preventivas e contingenciais

Tito Teixeira
Publicado em 20/04/2023 às 19:21
Compartilhar

A instituição lembrou que implantou medidas preventivas e de combate à violência, ao racismo, ao assédio, à discriminação e ao bullying na comunidade acadêmica (Foto/Reprodução)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) divulgou comunicado, no qual informa que, diante dos recentes casos de ameaça e violência contra escolas em todo o país, está revisando e reforçando os protocolos de segurança e serviços de vigilância nos campi, além de estabelecer parceria com as forças de segurança locais para realização de rondas e apoio.

O IFTM informou ainda que reativou o Comitê de Crise para trabalhar medidas preventivas e contingenciais. A instituição assegura que reforça seu compromisso com a segurança e a cultura da paz no ambiente escolar. Que acredita que um ambiente seguro e acolhedor seja fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

A instituição lembrou que implantou medidas preventivas e de combate à violência, ao racismo, ao assédio, à discriminação e ao bullying na comunidade acadêmica. Dentre essas medidas destaca-se o fortalecimento dos núcleos, NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas), NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), NEDSEG (Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero), que visam promover a inclusão, o respeito e a valorização das diferenças em todas as suas formas.

A direção do instituto ressalta que nas Coordenações de Apoio ao Estudante conta com servidores disponíveis para o acolhimento e encaminhamento, caso necessário, ao apoio psicossocial em situações de ansiedade e medo. Nesse sentido, destaca a importância das famílias e responsáveis na construção de um ambiente seguro, por meio de ações, como a orientação aos estudantes, monitoramento dos pertences e conteúdos consumidos e produzidos na internet, bem como a atenção a possíveis alterações de comportamento.

Por fim, reforçou que qualquer pessoa da comunidade escolar deve entrar em contato com o IFTM imediatamente caso tenha acesso a manifestações com teor de ameaças ou alguma denúncia através dos canais https://iftm.edu.br/ouvidoria/; comitecrise@iftm.edu.br e https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por